Glossário do livro evolução em dois mundos – Cap. 1 – 2a parte

Alvéolo: alvéolo pulmonar, delicada estrutura em forma de saco que termina as últimas ramificações brônquicas, e que se encontra em íntima conexão com os capilares sanguíneos. É dos alvéolos que o oxigênio se difunde para o sangue e que se desprende o gás carbônico, no ciclo da respiração.

Anidrido Carbônico: gás carbônico, que é um gás pesado desprovido de odor, não tóxico, porém asfixiante, existente no ar numa proporção de 0,03%. É eliminado como resultado da respiração celular pelos seres vivos.

Assimilação: ação pela qual os seres vivos transformam substâncias alheias em sua própria substância, através da nutrição.

Biológico: relativo ao organismo vivo e suas condições de vida.

Coloidal: referente a coloide, substância gelatinosa constando de uma fase dispersante (como a água) e de outra dispersa (como a proteína); Ex. água com partículas de proteína dissolvidas.

Corpo Espiritual: o perispírito, psicossoma.

Cristaloide: substância que forma uma solução verdadeira e que, numa diálise, atravessa a membrana porosa. Diálise é a separação de substâncias coloidais e cristaloides num líquido, pela difusão através de uma membrana porosa.

Desassimilação: degradação de compostos ricos em energia, sendo o fenômeno realizado por oxidação, nos organismos, como meio importante para a obtenção da energia indispensável aos processos vitais.

Difusão Cutânea: absorção de uma substância mediante a passagem de suas moléculas através da superfície porosa da epiderme.

Difusível: que tem a propriedade de sofrer difusão, isto é, migração lenta das moléculas através de gases e líquidos, ou através de membranas porosas.

Emunctório: órgão, abertura ou canal por onde se eliminam os produtos excrementícios do organismo.

Essencialização: formação de essência a partir de uma substância.

Excreta: excreção, matéria expelida como resíduo inútil.

Exsudação: ato de exsudar, isto é, segregar em forma de gotas ou de suor.

Fisiológico: relativo ao corpo, levando-se em conta as funções orgânicas.

Fisiologista: especialista em fisiologia, parte da Biologia que investiga as funções orgânicas, processos ou atividades vitais, como o crescimento, a nutrição, a respiração, etc.

Glicemia: presença de glicose (açúcar) no sangue. A taxa normal de glicemia no sangue humano varia entre 80 e 120 mg/ml

Halo Vital: halo formado em torno do corpo pela energia psíquica.

Hematose: transformação do sangue venoso em arterial, nos pulmões, ao contato do ar respirado. Sangue venoso é o que circula nas veias antes de sofrer a hematose; sangue arterial é o que circula nas artérias e contém o oxigênio recebido dos pulmões.

Indifusível: que não tem a propriedade de sofrer difusão, não sendo, portanto, difusível.

Metabolismo: conjunto dos fenômenos químicos e físico-químicos no organismo, mediante os quais se faz a assimilação e a desassimilação das substâncias necessárias à vida.

Oxigênio: elemento gasoso, incolor e inodoro, não combustível, mas comburente (alimenta a combustão), indispensável à vida. É o elemento mais espalhado sobre a Terra; integra 89% do peso da água e ocupa 21% do volume do ar. Todo o oxigênio disponível no ar originou-se da fotossíntese (processo de alimentação) dos vegetais através dos milênios.

Plástico: relativo à massa dos tecidos orgânicos.

Psicossoma: o corpo espiritual ou perispírito.

Quimioletromagnético: referente ao produto obtido por processo químico decorrente do fenômeno eletromagnético (interação entre carga elétrica e campo magnético).

Respiração Celular: processo respiratório da célula, a menor unidade de função e de organização, nos seres vivos, que apresenta todas as características de vida. Na respiração celular ocorre a combinação do oxigênio com outros elementos e a eliminação do gás carbônico.

Simbiose: associação entre dois seres de espécie distinta, com influência de um sobre o outro, ou de ambos entre si, podendo, essas relações, ser úteis ou prejudiciais às duas partes, favoráveis ou nocivas para uma delas apenas.

Síntese: formação de uma substância mediante a combinação dos seus componentes químicos.

Somático: referente ao corpo físico.

Transubstanciar: transformar uma coisa em outra.

Fonte: Elucidário do livro Evolução em dois mundos, José Marques Mesquita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário