Glossário do livro evolução em dois mundos – Cap. 3 – 2a parte

Baço: glândula vascular sanguínea situada no hipocôndrio esquerdo (parte lateral do abdome), que tem por função armazenar o excesso de glóbulos vermelhos produzidos pela medula óssea (tutano), desintegrar os glóbulos vermelhos velhos e liberar hemoglobina (substância proteica dos glóbulos vermelhos, a qual contém ferro, e é o elemento que leva o oxigênio aos tecidos, deles trazendo o gás carbônico).

Binário: o que é constituído de dois elementos, de duas unidades..

Célula: a menor unidade de função e organização, nos seres vivos, que apresenta todas as características de vida.

Centro Esplênico: centro de força vital, no perispírito, relacionado com o plexo mesentérico e o baço, no corpo físico, que regula a distribuição e a circulação dos recursos vitais, e a formação e reposição das defesas orgânicas através do sangue. O plexo mesentérico é o entrelaçamento de ramificações nervosas localizadas na região do baço. (vide centro vital; do Cap. II – 1ª parte).

Centro Vital: designação comum de cada um dos centros de força existentes no perispírito, cuja função é a de assimilar energias cósmicas e espirituais. (vide centro vital; do Cap. II – 1a parte).

Corpo espiritual: o perispírito, psicossoma.

Exteriorização da sensibilidade: processo de provocar, através de passes magnéticos em um sensitivo, a exteriorização do fluido ou agente transmissor das sensações ao cérebro, de modo a formar camadas sensíveis paralelas à superfície da pele. O sensitivo, em estado hipnótico, passa a acusar sensibilidade apenas através dessas camadas fluídicas formadas fora do seu corpo. Hematopoético relativo a hematopoese, processo orgânico de formação dos glóbulos sanguíneos.

Histogenese: formação e desenvolvimento dos tecidos orgânicos.

Histólise: destruição ou dissolução de tecidos orgânicos.

Injuriar: ferir, causar dano.

Librar: sustentar-se no ar.

Metamorfose: mudança de forma ou de estrutura, como o que ocorre durante fases da vida de alguns animais, como os insetos e anfíbios.

Onda: forma de propagação de uma energia produzida por um movimento periódico (vibração).

Ontogenético: referente à ontogênese, que é o desenvolvimento do indivíduo desde a fecundação até a maturidade para reprodução.

Organogenético: relativo a organogênese, estudo do aparecimento e do desenvolvimento dos órgãos no ser vivo.

Ovoide: em morfologia, ovoide é a qualificação de órgão ou parte maciça em forma de ovo, a que se assemelha o “ovoide” resultante da deformação perispiritual causada por uma ideia fixa (monoideísmo).

Ovoidização: transformar-se em “ovoide”.

Pensamento Contínuo: pensamento constante, ininterrupto, que caracteriza a capacidade mental do homem, em oposição ao pensamento fragmentário (descontínuo), próprio dos animais irracionais.

Plasmocinese: movimento do protoplasma (massa) da célula, que contribui para dar a esta as características de vida.

Regressão de Memória: processo de provocar em um paciente, através da hipnose, um retorno às condições ou estados por ele vivenciados no passado, de modo a faze-lo reproduzir com certa fidelidade tais condições ou estados, que de outra forma seriam impossíveis de ser reproduzidos pelo paciente.

Segmentação: divisão celular do óvulo fecundado, primeira fase do desenvolvimento ontogenético dos metazoários (animais pluricelulares), que costuma verificar-se simetricamente.

Sistema Circulatório: sistema de movimentação do sangue desde o coração até as diferentes partes do corpo e destas ao coração (grande circulação), e do coração ao pulmão e deste ao coração (pequena circulação), através de artérias e veias.

Sistema Nervoso: sistema que constitui o mecanismo que permite ao animal um contato permanente com o meio onde se situa, determinando mudanças e atitudes úteis ao seu organismo. No homem,, como nos animais vertebrados, compreende o sistema central e o sistema periférico.

Somático: relativo ao corpo físico.

Ubiquidade: propriedade que tem o espírito de projetar-se por irradiação, para diferentes lados, dando a impressão de estar em muitos lugares ao mesmo tempo, sem prejuízo da sua indivisibilidade.

Volitação: deslocamento do corpo espiritual no meio etéreo, por um processo de locomoção que dá ideia de voo.

Fonte: Elucidário do livro Evolução em dois mundos, José Marques Mesquita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário