Você sabe com quem está falando?

"Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás. Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá. Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente. E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.” (2 Samuel 2:12-17).



As pessoas que crescem em posições privilegiadas algumas vezes são as piores. 

Isso acontece quando o filho de um empresário cresce acreditando que o pai pode tirá-lo de qualquer encrenca, ou quando o filho de um político pensa que é uma pessoa intocável só porque o pai se destacou. Pode haver também uma garota que pensa ser cristã só porque a mãe tem uma fé dedicada.


Eles se eximem da responsabilidade, acreditando serem exceções. Esse foi provavelmente o caso dos filhos de Eli, Ofini e Finéias. Como filhos do sumo sacerdote, achavam-se em posição privilegiada. Cresceram no templo e evidentemente pensavam merecer as vantagens.

Quando se tornaram sacerdotes, aprenderam a explorar o sistema em seu próprio proveito e usaram a sua posição para todos os tipos de comportamento autoindulgente e pecaminoso.

Se alguém reclamasse da sua atitude, eles poderiam ter replicado: “Vocês sabem quem somos? Quem vai nos impedir?”.

Eles até ignoraram o pai. Achavam que ninguém conseguiria detê-los. Mas, então, Deus os deteve (2 Samuel 3:11-14; 4:10,11). Ofni e Finéias aprenderam da maneira mais difícil que ter uma posição de prestígio não dá a ninguém o direito de ignorar os mandamentos de Deus. Eles não buscaram a Deus e tiveram de enfrentar o juízo justo do Senhor.

Aprenderam, assim que Deus não tem favoritos (veja Colossenses 3:25).

Se Deus nos der uma posição privilegiada, não devemos usá-la para viver acima da lei. Em vez disso, devemos fazer uso dela para amar a Deus e servir aos outros, e não a nós mesmos. Precisamos compreender que Deus é imparcial, e que a quem muito foi dado, muito será exigido (Lucas 12:48).


Leia também: Deuteronômio 10:17; Malaquias 2:1-9; Lucas 23:42-48; Colossenses 3:25; 1 Tessalonicenses 2:1-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário