Cremação na visão do candomblé

O Culto a Babaegun está relacionado aos nossos ancestrais. Acredita-se dentro dessa cultura, que não existiria o futuro sem a presença do passado e do presente em nossas vidas. Na África existem mais de 3 milhões de pessoas, seguidoras desse culto.

É necessária a passagem do líder espiritual ou praticante do Candomblé, que passou por todos os seus rituais, inclusive o ritual de Axexê, e voltou à vida, através do culto a Babaegun.

O Babaegun é um dos Orixás tão importantes, como os Orixás que cultua no Brasil. É um dos principais Orixás dos cultos africanos.

Eguns, são todos os que desencarnaram, tiveram vida humana, em contraposição aos Orixás que são forças da natureza. Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças e Exus, são Eguns. (No Candomblé, Exu é considerado como Orixá, sendo reverenciado e cultuado desta forma).

Apesar da imensa influência da cultura e religião Yorubá no Brasil, esse culto quase não foi preservado ou difundido pelas religiões de matriz africana. Somente na Ilha de Itaparica (BA) é que se pode encontrar um terreiro onde esse ritual é preservado, seus cultos, raízes e a forte influência na cultura brasileira.

Eguns nada mais são do que os espíritos que já desencarnaram, muitas vezes confundido com os obsessores ditado pela linha espírita Kardecista, mas em linha geral deve-se creditar em apenas aquele ser que teve vida enquanto permaneceu na Terra, hoje pertence ao mundo dos espíritos.

O Homem viveu, fez passagem e volta ao mundo, através do culto a Babaegun.

Ritual de Axexê

Axexê é a cerimônia realizada após o ritual fúnebre (enterro) de uma pessoa iniciada no candomblé.Tudo começa com a morte do iniciado, chamado de última obrigação, este ritual é especial, particular e complexo, pois possibilita a desfazer o que tinha sido feito na feitura de santo, é bem semelhante com o processo iniciático chamado de sacralização, só que agora este procedimento é uma inversão chamada de dessacralização, no sentido de liberação do Orixá protetor do corpo da pessoa.

O Ritual de Axexê é um assunto bastante conhecido, mas pouco comentado e muito importante para os praticantes do candomblé e demais cultos africanos.

O ritual consiste na preparação do praticante do Candomblé na terra, quando ele faz passagem, ele passa por todo o preparo, para ir para outra vida, outra dimensão.

Segundo pesquisas, um líder espiritual que fez passagem, não pode ser cremado. Pois a cremação impede o seu retorno a terra, que é feita através dessa reencarnação e volta a terra.

Esse preparo também representa a preparação para sua volta a terra, através do culto aos babaeguns. Naturalmente volta em alguém de sua familia, para que haja realmente a reencarnação.


Fonte: www.imperiodacultura.com.br/blog/culto-aos-babaeguns-e-o-ritual-de-axexe
Acesso 12/07/17


Nenhum comentário:

Postar um comentário