Segunda-feira Santa ou Grande e Sagrada Segunda-feira é a segunda-feira
que precede a comemoração da morte e ressurreição de Jesus. É o segundo dia da Semana
Santa no cristianismo ocidental, depois do Domingo de Ramos, e o terceiro no cristianismo
oriental, depois do Sábado de Lázaro e do Domingo de Ramos.
Narrativa bíblica
Cristianismo ocidental
Na Igreja
Católica Romana, a leitura do Evangelho durante a missa é João
12:1-9, um evento que, cronologicamente, ocorreu antes da entrada triunfal
de Jesus em Jerusalém, descrita em João 12:12-19. As outras leituras do
dia são Isaías 42:1-7 e o Salmo 27.
Poucas denominações protestantes tem
serviços específicos para a Segunda-feira Santa. As que têm, geralmente seguem
o padrão geral da observância católica.
Cristianismo oriental
Na Igreja
Ortodoxa e nas Igrejas Católicas Orientais de rito
bizantino, este dia é chamado de "Grande e Santa Segunda-feira" ou
"Grande Segunda-feira". Neste dia, a Igreja comemora
o definhamento da figueira sem frutos (Mateus 21:18-22), um símbolo
do julgamento que irá recair sobre os que não produzirem os frutos do
arrependimento . Os hinos deste dia também relembram a história
de José, o filho de Jacó, que sofreu inocentemente pelas mãos de seus
próprios irmãos (Gênesis 37) e por conta de falsas acusações (Gênesis
39 e 40). Sua história é vista como um tipo (um prenúncio)
da Paixão de Cristo.
Pela
manhã, a leitura é do Evangelho de Mateus (Mateus 21:18-43).
Os
quatro evangelhos são divididos e lidos integralmente durante as chamadas
"Pequenas Horas" (terceira, sexta e nona) durante os três primeiros
dias da Semana Santa, finalizando em João 13:31. Há várias formas
diferentes de dividir o texto, mas a mais comum para a Grande Segunda-feira é:
- Terceira
hora – primeira metade de Mateus
- Sexta
hora – segunda metade de Mateus
- Nona
hora – primeira metade de Marcos
Na
sexta hora também ocorre uma leitura do Livro de Ezequiel (Ezequiel
1:1-20).
Durante
a liturgia são realizadas mais duas leituras do Antigo
Testamento (Êxodo 1:1-20 e Jó 1:1-12). Não há leitura
de epístolas e a leitura do Evangelho é Mateus 24:3-35.
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