A predisposição orgânica

A predisposição orgânica é um estado que poderíamos chamar de “estado receptivo” de qualquer órgão para contrair a doença ou ainda melhor, para “atrair” a doença. Funciona como por indução em corrente elétrica. Antes dessa predisposição orgânica, houve uma causa determinante. E onde está ela? Predisposição Orgânica: Cármica, Atraída, Hereditária e Ambiente.



PREDISPOSIÇÃO CÁRMICA

Sabemos perfeitamente através dos estudos espíritas, que as doenças cármicas são oriundas do perispírito enfermo que, ao reencarnar, transmite e traz já o nascituro, mesmo na vida intrauterina, os males que a matéria ou Espírito tem que sofrer.

PREDISPOSIÇÃO ATRAÍDA

As predisposições atraídas são aquelas provindas de nossas vibrações. Uma criatura colérica, vibrando sempre maldade e pestilências, o que pode atrair senão essas mesmas coisas?

Está dentro da lei dos “semelhantes atraem semelhantes”. É inevitável que isso aconteça. Essa atração gera a autointoxicação, pela via fluídica. E, note-se, não será somente um órgão afetado, porque os maus fluidos corroborados pela autointoxicação se espalham pelos órgãos vitais, tais como o coração e fígado, pulmões ou estômago e daí para os intestinos, arrastando um corolário de sofrimentos. Os maiores males de que padece a humanidade encontram a sua causa na lei de atração vibratória.

PREDISPOSIÇÃO HEREDITÁRIA

A predisposição hereditária tem parte na Cármica, para os leigos na doutrina. Na verdade, os pais transmitem aos filhos muitos males, porque a carne é filha da carne. É onde vem o ensino evangélico de que “uma boa árvore não pode dar mau fruto”, ou “pelo fruto se conhece a árvore”. Entretanto, mesmo nessa herança, há causas de ordem espiritual. Não houvesse sementeira dos maus e não permitiria Deus a realização do mal. E se a lei assim determina, temos nisso o benefício próprio em nossa evolução para o Alto.

PREDISPOSIÇÃO DO AMBIENTE

A muitos parecerá estranha esta determinação de ambiente. Entendemos por “ambiente” o local onde fazemos a nossa morada, a casa onde residimos com nossa família, pais, mães e filhos ou parentes e mesmo estranhos. Deste local, seja a nossa casa toda e mais preferencialmente o cômodo onde mais se para, destacam-se a sala de refeições e quarto de dormir. Nestes lugares, os pensamentos emitidos estão condensados em nuvens, forrando o teto, que se movimentam por toda a casa, obedecendo, em ondulações serpenteadas, os chamamentos pelas vibrações sintonizadas. Se as vibrações dos residentes são boas, nuvens benéficas terão; se são más, escuras e doentias são as nuvens. Estas nuvens não são visíveis ao olhar humano, entretanto elas existem como existem no firmamento da crosta terrestre o produto das mentalizações da humanidade, como nos ensina André Luís.

PATOGÊNESE DAS ENFERMIDADES INFANTIS

Quanto ao estudo dos males que atacam a infância, desde o recém-nascido, a causa já está na parte das “predisposições”. Tanto a hereditariedade, como a predisposição orgânica causada pela tara são responsáveis pelas múltiplas doenças que atacam as crianças desde a primeira idade. Há também o contágio, que transmite à criança as doenças de que os pais e as mães são portadores, bem como pelas mãos sem higiene, panos e roupas infetados. Depois, vem a contaminação direta pelos beijos carinhosos e outras carícias que a prática deveria abolir, por serem completamente perigosas à saúde da criança. Veja-se o cuidado que a moderna pediatria tem com os recém-nascidos, resguardando-os em câmaras de vidro nos conhecidos berçários.

VIAS DE INFECÇÃO

Depois das vias psíquicas, a via digestiva é por onde as enfermidades fluídicas se alojam. Por isso, insistimos em que ela fique bem gravada na mente de todos os médiuns curadores estudiosos.

Os órgãos acessórios, pulmões, fígado, pâncreas e outras glândulas, na patologia mediúnica, não sofrem influenciação direta, porque são antes receptores de intoxicação, pela via psíquica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário