
Trecho da Segunda Epístola de João
A
Segunda Epístola de João, geralmente referida apenas como 2 João, é
o vigésimo quarto livro do Novo Testamento da Bíblia. É o menor livro da Bíblia
em quantidade de versículos, com apenas 13.
Autor
e destinatário
O
autor é o apóstolo João. Ele se apresenta como o "Presbítero". Nos
anos de sua velhice João atuava como presbítero na Igreja de Éfeso.
Semelhanças
óbvias com a Primeira Epístola de João e o Evangelho de João levam a crer que a
mesma pessoa escreveu os três livros.
Dirige esta segunda epístola para a “senhora eleita e seus filhos”, indicando que a receptora era uma mulher cristã cujos filhos perseveravam na fé (v.4). Ele até inclui saudações de suas sobrinhas e sobrinhos (v.13).
Mas
esta interpretação não tem conseguido ser a opinião da maioria dos estudiosos
da Bíblia. Muitos sugerem que a designação não denota uma pessoa em si, mas
trata-se da personificação de uma igreja local, ou seja, João está se
reportando a uma comunidade cristã, sob sua jurisdição. “Seus filhos” sãos os
membros da igreja, e os “filhos” da “irmã eleita” são membros da igreja do
lugar onde João está escrevendo. Uma conclusão definitiva parece inatingível, e
a pergunta continua em aberto.
Data
O
peso da evidência de João ter escrito as três cartas levando seu nome aponta
para cerca de 85-95 d.C..
Ocasião
e Objetivo
A
Segunda Epístola de João se preocupa com a relação da verdade cristã com a
hospitalidade estendida àqueles mestres que viajam de igreja para igreja. Os
falsos mestres, provavelmente do mesmo grupo que é tratado na Primeira Epístola
de João, estavam confundindo a comunhão dos crentes. Portanto, João deu
instruções sobre quais mestres itinerantes acolher e quais recusar. Os
verdadeiros Cristãos, que podiam ser reconhecidos pela ortodoxia de sua
mensagem (v.10), são dignos de ajuda; mas os mestres heréticos devem ser
rejeitados. De outra forma, alguém poderia, sem querer, estar contribuindo para
a propagação da heresia, e não da verdade.
Conteúdo
João
estimula a “senhora eleita” a continuar mostrando hospitalidade, mas também
adverte e previne contra o abuso da comunhão cristã. Por toda a epístola, ele ressalta
a verdade como a base e prova da comunhão . Em especial, ele insiste em uma
crença correta levando em consideração a encarnação de Cristo, e acusa aqueles
que rejeitam essa realidade de terem ido além da doutrina de Cristo (v.9). Ele
incita os leitores a ficarem perto de Cristo, mantendo-se fiéis na verdade.
João
apresenta tanto a divindade de Cristo (v.3) quanto sua humanidade (v.7).
Qualquer pessoa que negue a verdade fundamental relacionada à Pessoa
divina–humana de Cristo não tem a Deus (v.9). João encara a comunhão como uma
característica distintiva da vida cristã, mas não deixa dúvidas de que a
comunhão cristã é impossível onde à doutrina apostólica da Pessoa e obra de
Cristo seja negada ou comprometida.
Fonte: Wikipédia
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