Bartolomeu, o apóstolo

Ocupação: desconhecida.
Principal característica: honesto e sincero.
Principal evento em sua vida: inicialmente rejeitou Jesus por ser de Nazaré, mas, quando se encontraram, reconheceu-o como o Filho de Deus e o Rei de Israel.
O que Jesus disse a seu respeito: chamou-o para ser um discípulo.
Lição chave de sua vida: Jesus admira e respeita a honestidade das pessoas mesmo quando, aparentemente por causa dela, as pessoas a princípio o questionem.

Filipe, que era da mesma cidade que Pedro e André, estava muito empolgado por ter encontrado o Messias – há muito os profetas de Israel prediziam que um dia Ele apareceria entre os judeus para salvá-los –, e logo contou o feito para o amigo Bartolomeu.


“Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.” João 1.45

Mas Bartolomeu duvidou de que o amigo estivesse certo sobre o Messias encontrado. Tanto que desdenhou: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?”

Filipe não ligou para a ironia na fala do amigo, simplesmente respondeu: “Vem e vê.”

Quando chegaram ao local, o Senhor Jesus olhou para Bartolomeu e gostou do caráter daquele homem. “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” Com essa fala, Jesus quis dizer que Bartolomeu não era falso, enganador ou traidor. Ele era transparente, sincero e honesto.

Então, ainda desconfiando do Messias, ele questionou o Senhor Jesus sobre como Ele o conhecia. Porém, Cristo devolveu com uma das respostas mais surpreendentes de sua jornada na Terra: “Antes de Filipe te chamar, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.”

Assim, Bartolomeu ficou impressionado, porque o Senhor Jesus sabia o que tinha acontecido, mesmo sem estar de corpo presente quando Filipe o chamou. E logo reconheceu que o Senhor Jesus realmente era o Salvador que as Escrituras citavam. “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”

Entretanto, Cristo acrescentou: “Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.”


No seu primeiro encontro com Jesus, recebe um elogio: "Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento" (João 1:47).

Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, na província russa de Daguestão junto ao Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Segundo a Igreja Católica, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário