Tomé, o apóstolo

Ocupação: desconhecida.
Principal característica: coragem e dúvida.
Principal evento em sua vida: sugeriu aos discípulos que acompanhassem Jesus a Betânia, mesmo que isso significasse a morte; perguntou a Jesus aonde ia; recusou-se a acreditar que Jesus havia ressuscitado até vê-lo e tocar suas feridas.
O que Jesus disse a seu respeito: disse que ele havia crido porque realmente o vira após a ressurreição.
Lição chave de sua vida: mesmo quando os cristãos experimentam sérias dúvidas, Jesus vai até eles para restaurar-lhes a fé.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, Tomé não era ateu – ele somente compreendeu a fé verdadeira tardiamente.
A Bíblia não narra muito sobre esse discípulo, mas há um episódio que lhe marcou como “o incrédulo”.

Depois que o Senhor Jesus foi crucificado, os discípulos se esconderam, pois tinham receio de serem perseguidos. “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” João 20.19

O Senhor Jesus apareceu para que eles se recordassem da missão de pregar a Palavra de Deus por todo o mundo e recebessem o Espírito Santo, pois até aquele momento eles não o tinham.

Contudo, Tomé não estava com os discípulos naquele momento. Então, quando eles lhe contaram o que havia acontecido, a exclamação foi simples: "Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.” João 20.25

Foi por causa dessa passagem que surgiu a expressão popular “só acredito vendo”.
Depois de oito dias, os discípulos se reuniram novamente no mesmo local. Dessa vez, Tomé estava com eles. Assim, o Senhor Jesus apareceu e disse para Tomé: “Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”. João 20.27

Então, ele acreditou que era o Cristo. Porém, o Senhor Jesus retornou dizendo: “Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20.29

A FÉ NOS DIAS DE HOJE

Tomé não era uma má pessoa, o que acontece é que ele, assim como os outros discípulos, estava no início da vida com Cristo. Ainda eram “novos na fé”, assim como as pessoas são logo quando chegam à igreja e ouvem falar do Senhor Jesus pela primeira vez.

Contudo, o que podemos tirar dessa mensagem  é a resposta do Senhor Jesus para a descrença do discípulo: “Bem-aventurados os que não viram e creram.”

“Os que não viram e creram” também se refere aos cristãos dos dias de hoje. Porque não tivemos o privilégio de conhecê-lo na forma humana, como os discípulos, mas, mesmo assim, cremos na grandiosidade de seu poder e testemunhamos as suas maravilhas nos tempos atuais para com o seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário