LIVRO
PRIMEIRO - AS CAUSAS PRIMEIRAS
CAPÍTULO
I - DEUS
DEUS
E O INFINITO
Definição incompleta.
Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da
linguagem dos homens.
Comentários de Allan Kardec
Deus
é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é
o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma
coisa que não está conhecida por outra que não o está mais do que a primeira.
Comentários do Espírito Miramez
Definição Incompleta
A
Suprema Majestade do Universo é, por dignidade própria, o inconcebível e o incomparável.
Não é digno de um raciocínio apurado dizer que Deus é infinito. Se não sabemos
o que é o infinito, por faltar, ainda que seja uma abstração, sentido para tal,
na mente dos povos, e mesmo dos Espíritos, Ele passa a ter a sua existência; e,
se Ele existe, foi criado. Não pode ser, nem ter os mesmos valores do seu
Criador. A dedução formulada surge, certamente, da pobreza de linguagem, nunca
para diminuir a personalidade central de todas as coisas. Nada se pode comparar
ao arquiteto universal; da sua vida estuante [ardente, fervente] e vigorosa
saem vidas com a marca do Seu amor incomparável. Somos todos filhos do amor.
Nós,
os Espíritos encarnados e desencarnados, devemos nos contentar em sentir Deus
em todas as coisas, sem pretender o conhecimento completo da Sua magnânima
natureza. Somente Ele conhece a si mesmo.
A
nossa evolução, ou despertar, é gradativa em todas as circunstâncias. O saber
sobre o Senhor nos vem pela força do progresso, que no-lo entrega pelas mãos do
tempo. Se a natureza não dá saltos em campo algum de vida, comecemos a estudar
a nós mesmos com grandes vantagens em relação ao conhecimento de Deus e, se
quisermos avançar mais, entremos na escola do amor, que ele poderá nos
transmitir as primeiras lições sobre os atributos da Divindade.
Somos
Espíritos imortais. Estamos inseridos, se assim podemos dizer, no bojo do
infinito, cujo movimento lembra a inspiração e expiração que nos sustenta
todos. Usamos de todos os meios disponíveis que já conhecemos para conhecer o
desconhecido, pois é a razão, a ciência, a filosofia e a própria religião, que
nos induzem a isso; no entanto, somente o amor mais puro é que nos faz sentir o
nosso Pai mais próximo de nós, a pulsar dentro dos nossos corações e a nos
dizer: A paz seja convosco, que traduz toda a felicidade na brandura e
suavidade do seu calor espiritual.
Se
o infinito passar a existir e for conhecido pelas almas com seus variados
mistérios, não poderemos toma-lo como a causa primária de todas as coisas e,
sim, como atributo da inteligência maior. Todas as comparações que fazemos de
Deus, todos os relevantes postos que a Ele atribuímos O diminuem em vista da
nossa pobreza de linguagem, porque Ele é, em essência, incomparável. Deus é
infinito nas suas perfeições, nas qualidades inerentes a sua personalidade que
se irradia em todas as direções, que sustenta e dá existência a todas as
dimensões do existir.
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