A rivalidade entre
corporações científicas é um dos argumentos incessantemente invocados pelos
adversários do Espiritismo. Por que não trataram elas dos fenômenos das mesas
girantes? Se tivessem visto neles algo de sério, alegam, não se poriam em
guarda contra fatos tão extraordinários, nem os tratariam com desdém. No
entanto, hoje são todas contra vós. Não são os cientistas a luz das nações, e o
seu dever não é espalhar a luz? Por que quereríeis que eles a abafassem, quando
se apresentava tão bela ocasião de revelarem ao mundo uma força nova?
Para começar, grave erro é pensar que todos os cientistas são contra nós, pois que o Espiritismo se propaga precisamente na classe esclarecida. Não há sábios apenas na ciência oficial e nos corpos constituídos. Pode prejulgar-se a questão pelo fato de não desfrutar o Espiritismo foros de cidadania? É conhecida a circunspecção da ciência oficial em relação às ideias novas. Se ela jamais se houvesse enganado, então sua opinião poderia pesar na balança. Infelizmente, a experiência prova o contrário. Não repeliu ela como quimeras uma porção de descobertas que, mais tarde, ilustraram a memória de seus autores? Deve dizer-se que os sábios são ignorantes? Isso justifica os epítetos triviais que algumas pessoas de mau gosto gostam de aplicar-lhes? Certamente que não. Não há ninguém de bom-senso que não faça justiça aos sábios, reconhecendo, entretanto, que não são infalíveis e que, por isso mesmo, seu julgamento não é a última instância. Seu erro é resolver certas questões um pouco levianamente, confiando demasiado em suas luzes, antes que o tempo se tenha pronunciado, assim se expondo a receber o desmentido da experiência.
Ninguém é bom juiz senão em assuntos de sua competência. Se quisermos construir uma casa, chamaremos um músico? Se estivermos doentes, preferiremos ser tratados por um arquiteto? Se tivermos um processo, aconselhar-nos-emos com um dançarino? Enfim, se se tratar de uma questão de teologia, pediremos a sua solução a um químico ou a um astrônomo? Não. Cada qual no seu ofício. As ciências vulgares repousam sobre as propriedades da matéria, que podemos manejar à vontade. Os fenômenos por ela produzidos têm como agentes forças materiais. Os do Espiritismo têm como agentes inteligências que possuem sua independência, seu livre-arbítrio, e de modo algum se submetem aos nossos caprichos. Escapam destarte aos nossos processos anatômicos ou de laboratório, bem como aos nossos cálculos e, por consequência, não são mais de alçada da ciência propriamente dita. A ciência errou, pois, ao querer experimentar os Espíritos como uma pilha de Volta. Ela partiu de uma ideia fixa, preconcebida, à qual se aferra e quer forçosamente ligar à ideia nova. Fracassou, e assim devia ser, porque agiu a partir de uma analogia que não existe. Depois, sem ir mais longe, concluiu pela negativa: julgamento temerário, que o tempo diariamente se encarrega de reformar, como reformou tantos outros, e aqueles que o pronunciarem, serão por sua vez sentenciados pela vergonha de haverem levianamente assumido uma posição falsa contra o infinito poder do Criador. Assim, pois, as corporações científicas não devem, nem deverão jamais pronunciar-se sobre o assunto, pois ele não é mais de sua alçada do que o direito de decretar que Deus existe. É, pois, um erro tomá-las como juiz. Mas quem será o juiz? Arrogam-se os espíritas o direito de impor as próprias ideias? Não. O grande juiz, o juiz soberano é a opinião pública, e quando essa opinião se formar pelo assentimento das massas e dos homens esclarecidos, os cientistas oficiais a aceitarão como indivíduos e se submeterão à força das circunstâncias. Deixemos passar uma geração e com ela os preconceitos do amor próprio que se obstina, e veremos acontecer com o Espiritismo o mesmo que aconteceu com tantas outras verdades combatidas e que atualmente seria ridículo pôr em dúvida. Hoje os crentes são chamados de loucos, amanhã assim serão chamados aqueles que não creem, exatamente como outrora eram considerados loucos os que acreditavam que a Terra gira, o que não a impediu de girar.
Mas nem todos os sábios
julgaram do mesmo modo. Alguns fizeram o seguinte raciocínio:
Não há efeito sem causa, e
os mais vulgares efeitos podem ensejar a descoberta dos maiores problemas. Se
Newton não tivesse prestado atenção à queda da maçã; se Galvani tivesse
repelido a sua empregada, tratando-a de louca e de visionária, quando ela lhe
falou das rãs que dançavam no prato, talvez ainda não tivéssemos descoberto a
admirável lei da gravitação e as fecundas propriedades da pilha. O fenômeno
designado sob o nome burlesco de dança das mesas não é mais ridículo que o da
dança das rãs, e talvez encerre alguns dos segredos da Natureza que
revolucionarão a Humanidade, quando possuirmos a sua chave.
Além disso, eles disseram:
Desde que tanta gente se ocupa de tais fatos; desde que homens sisudos os
estudaram, é que algo deve existir. Uma ilusão, uma maluquice, se quiserem, não
pode ter esse caráter de generalidade. Poderá seduzir um círculo, um grupo, mas
não dará a volta ao mundo.
Eis, particularmente, o que
nos dizia ilustrado doutor em Medicina, então incrédulo e hoje fervoroso
adepto:
“Dizem que os seres
invisíveis se comunicam. Por que não? Antes da invenção do microscópio
suspeitávamos da existência desses milhares de animálculos que causavam tanta
devastação em nossa economia? Onde a impossibilidade material da existência, no
espaço, de seres que escapam aos nossos sentidos? Acaso teríamos a ridícula
pretensão de saber tudo e dizer a Deus que ele não nos pode ensinar mais nada?
Se esses invisíveis que nos cercam são inteligentes, por que não se
comunicariam conosco? Se estão em relação com os homens, devem representar um
papel no destino e nos acontecimentos. Quem sabe se não serão uma das potências
da Natureza, uma dessas forças ocultas que não suspeitamos? Que novo horizonte
isto abre ao pensamento! Que vasto campo de observação! A descoberta do mundo
invisível seria muito diversa da descoberta dos infinitamente pequenos. Seria
mais que uma descoberta: seria toda uma revolução nas ideias. Que luz daí pode
surgir!
Quantas coisas misteriosas
seriam explicadas! Os que nisto acreditam são levados ao ridículo, mas o que
isto prova? Não aconteceu o mesmo com todas as grandes descobertas? Cristóvão
Colombo não foi repelido, coberto de desgostos e considerado um insensato?
Essas ideias, disseram, são tão estranhas que a razão as recusa. Teríamos rido
na cara de quem, há somente meio século, tivesse dito que em apenas alguns
minutos nos corresponderíamos de um a outro extremo do mundo; que em algumas
horas atravessaríamos a França; que com o vapor de um pouco de água fervente um
navio navegaria contra o vento; que da água seriam tirados os meios de iluminar
e de aquecer? Se um homem se tivesse proposto iluminar toda Paris em um minuto,
com uma única fonte de uma substância invisível, teria sido enviado ao
hospício. Seria acaso mais prodigioso que o espaço fosse povoado de seres
pensantes que, depois de haverem vivido na Terra, deixaram o se envoltório
material? Não encontramos no fato a explicação de uma porção de crenças que
remontam à mais alta Antiguidade? Não é a confirmação da existência da alma, de
sua individualidade depois da morte? Não é a prova da própria base da religião?
Mas a religião só vagamente nos diz o que se tornam as almas. O Espiritismo o
define. Que podem objetar os materialistas e os ateus? Vale a pena aprofundar
semelhantes coisas”.
Eis as reflexões de um
cientista, mas de um cientista despretensioso. São também as de uma porção de
homens esclarecidos, que refletiram, estudaram seriamente, sem ideias
preconcebidas e tiveram a modéstia de não dizer: Não compreendo, portanto não
existe. Sua convicção formou-se pela observação e pelo recolhimento. Se essas
ideias fossem quimeras, seria possível que tanta gente de escol as tivesse
adotado? Que durante tanto tempo tivessem sido vítimas de uma ilusão? Não
existe, pois, a impossibilidade material da existência de seres para nós
invisíveis e que povoam o espaço. Esta simples consideração deveria ensejar um
pouco mais de circunspecção. Ainda há pouco, quem teria pensado que uma gota de
água límpida pudesse conter milhares de seres vivos, de uma pequenez que
confunde a nossa imaginação? Ora, era mais difícil à razão conceber seres tão
minúsculos, providos de todos os nossos órgãos e funcionando como nós, do que
admitir os que chamamos Espíritos.
Perguntam os adversários por
que motivo os Espíritos, que devem ter a preocupação de fazer prosélitos, não
se prestam melhor ao trabalho de convencer certas pessoas cuja opinião teria
grande influência. Acrescentam que os acusamos de falta de fé, e a isto
respondem com razão que não podem ter fé por antecipação.
É um erro pensar que seja
necessária a fé, mas a boa-fé é outra coisa. Há céticos que negam até a
evidência e aos quais nem milagres convenceriam. Há mesmo os que ficariam muito
aborrecidos se fossem obrigados a crer, pois o seu amor-próprio sofreria ao
confessar que se enganaram. Que responder a criaturas que por toda parte não
enxergam senão ilusão e charlatanismo? Nada. É preciso deixá-las tranquilas e
dizerem, enquanto quiserem, que nada viram e, até, que nada lhes pudemos fazer
ver. Ao lado desses céticos endurecidos, há os que querem ver a seu modo.
Formada uma opinião, a esta tudo querem submeter, não compreendendo que haja
fenômenos que não se submetam à sua vontade. Ou não sabem, ou não se querem
curvar às condições necessárias. Se os Espíritos não se mostram tão
interessados em convencê-los por meio de prodígios, é que no momento
aparentemente pouco interesse têm em convencer certas pessoas, cuja importância
não medem do mesmo modo pelo qual elas o fazem. É realmente pouco lisonjeiro,
mas nós não governamos a sua opinião. Os Espíritos têm um modo de julgar as
coisas nem sempre concordante com o nosso. Veem, pensam e agem de acordo com
outros elementos. Enquanto nossa vista é circunscrita pela matéria, limitada
pelo estreito círculo em cujo meio nos achamos, eles abarcam o conjunto. O
tempo, que nos parece tão longo, é para eles um instante, e a distância, apenas
um passo. Certos detalhes que nos parecem de importância extrema, a seus olhos
não passam de infantilidades. Por outro lado, julgam importantes certas coisas
cujo alcance não apreendemos. Para compreendê-los é necessário elevarmo-nos
pelo pensamento acima do nosso horizonte material e moral e nos colocarmos em
seu ponto de vista.
A eles não cabe descer até
nós. Nós é que devemos subir até eles, o que conseguimos pelo estudo e pela
observação. Os Espíritos gostam dos observadores assíduos e conscienciosos.
Para esses, multiplicam as fontes de luz.
Não é a dúvida originária da
ignorância que os afasta. É a fatuidade dos pretensos observadores que nada
observam e que querem pô-los na berlinda e manobrá-los como bonecos; são
sobretudo os sentimentos de hostilidade e de crítica que trazem na mente,
quando não nas palavras, a despeito dos protestos em contrário. Para esses nada
fazem os Espíritos e se preocupam muito pouco com o que possam dizer ou pensar,
porque sua hora chegará. Eis por que dissemos que não é a fé que se torna
necessária, mas a boa-fé.
Ora, perguntamos se os
nossos sábios adversários estão sempre em tais condições. Eles querem os
fenômenos sob seu controle, mas os Espíritos não obedecem ao seu comando. É
necessário esperar a boa vontade deles. Não basta dizer: mostre-me tal fato e
eu acreditarei. É preciso ter a vontade perseverante; deixar que os fatos se
produzam espontaneamente, sem querer forçá-los ou dirigi-los.
Aquilo que desejais é
exatamente o que não obtereis, mas outros se apresentarão, e aquilo que quereis
virá talvez no momento em que menos esperais.
Aos olhos do observador
atento e assíduo multiplicaram-se os fenômenos, confirmando-se reciprocamente,
mas aquele que pensa que basta virar a manivela para movimentar a máquina, engana-se
redondamente. Que faz o naturalista que deseja estudar os costumes de um
animal? Acaso lhe ordena que faça isto ou aquilo, a fim de ter a oportunidade
de observá-lo à vontade e conforme as suas conveniências? Não. Ele sabe
perfeitamente que não será obedecido. Mas espia as manifestações espontâneas de
seu instinto; espera-as e as observa de passagem.
O simples bom-senso nos
mostra que, com mais forte razão, assim deve ser com os Espíritos, que são
inteligências muito mais independentes que a dos animais.
Revista espírita — Jornal de
estudos psicológicos, junho 1859.
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