Em nosso artigo sobre os escolhos
dos médiuns colocamos a cupidez no rol dos defeitos que podem dar acesso aos
Espíritos imperfeitos. Não será inútil desenvolver este assunto. Na primeira
linha dos médiuns interesseiros devem colocar-se aqueles que poderiam fazer de
sua faculdade uma profissão, dando o que se costuma chamar de sessões ou
consultas remuneradas. Não os conhecemos, pelo menos na França.
Como, porém, tudo pode tornar-se objeto de exploração, não seria de admirar que um dia quisessem explorar os Espíritos. Resta saber como eles encarariam o fato, se acaso se tentasse introduzir tal especulação. Mesmo sem iniciação no Espiritismo, compreende-se quanto isto representa de aviltante. Mas quem quer que conheça, por pouco que seja, as difíceis condições nas quais os bons Espíritos se comunicam conosco e quão pouco é preciso para afastá-los, bem como a sua repulsa por tudo quanto representa interesse egoístico, jamais poderá admitir que os Espíritos superiores sirvam ao capricho do primeiro que os evoque a tanto por hora. O simples bom-senso repele uma tal suposição. Não seria ainda uma profanação evocar seu pai, sua mãe, seus filhos e seus amigos por semelhante meio? Sem dúvida que dessa maneira se podem ter comunicações, mas só Deus sabe de que fonte! Os Espíritos levianos, mentirosos, travessos, zombeteiros e toda a caterva de Espíritos inferiores vêm sempre. Estão sempre prontos a tudo responder. São Luís nos dizia outro dia, na Sociedade: Evocai um rochedo e ele vos responderá.
Quem quiser comunicações sérias deve antes de tudo informar-se quanto à natureza das simpatias do médium com os seres de além-túmulo. Aquelas que são dadas pela ambição do lucro só podem inspirar uma confiança bem medíocre.
Médiuns interesseiros não
são apenas os que poderiam exigir uma determinada importância. O interesse não
se traduz apenas na expectativa de um lucro material, mas também nos pontos de
vista ambiciosos de qualquer natureza, sobre os quais pode fundar-se a
esperança pessoal. É ainda um tropeço que os Espíritos zombeteiros sabem
utilizar muito bem, e de que se aproveitam com uma destreza e com uma
desfaçatez verdadeiramente notáveis, acalentando enganadoras ilusões naqueles
que assim se colocam sob sua dependência.
Em resumo, a mediunidade é
uma faculdade dada para o bem e os bons Espíritos se afastam de quem quer que
pretenda transformá-la em escada para alcançar seja o que for que não
corresponda aos desígnios da Providência. O egoísmo é a chaga da Sociedade. Os
bons Espíritos combatem-no e, portanto, não é possível supor que venham
incentivá-lo. Isto é tão racional, que sobre tal ponto seria inútil insistir.
Os médiuns de efeitos
físicos não estão nas mesmas condições. Sendo seus efeitos produzidos por
Espíritos inferiores, pouco escrupulosos quanto aos sentimentos morais, um
médium dessa natureza que quisesse explorar a sua faculdade poderia encontrar
os que o assistissem sem muita repugnância. Mas teríamos ainda outro
inconveniente. Assim como o médium de comunicações inteligentes, o de efeitos
físicos não recebeu sua faculdade para seu prazer. Ela lhe foi dada com a
condição de usá-la bem, Se dela abusar, ela lhe pode ser retirada ou revertida
em seu prejuízo porque, afinal de contas, os Espíritos inferiores estão
sujeitos às ordens de Espíritos superiores. Os inferiores gostam de mistificar,
mas não gostam de ser mistificados. Se de boa vontade se prestam às
brincadeiras e questões de curiosidade, não gostam, como os demais, de serem
explorados e, a cada momento, provam que têm vontade própria; que agem quando e
como bem entendem, o que faz com que o médium de efeitos físicos esteja ainda
menos seguro da regularidade das manifestações do que os médiuns escreventes.
Pretender produzi-las em dias e horas predeterminados seria dar mostras de
profunda ignorância.
Que fazer então para ganhar
o seu dinheiro? Simular os fenômenos. Eis o que pode acontecer, não só aos que
disso fizessem uma profissão declarada, como também às criaturas aparentemente
simples, que se limitassem a receber uma retribuição qualquer dos visitantes.
Se o Espírito nada produz, eles produzem. A imaginação é muito fecunda quando
se trata de ganhar dinheiro. É uma tese que desenvolveremos em artigo especial,
a fim de prevenir quanto à fraude.
Concluímos, de tudo quanto
precede, que o mais absoluto desinteresse é a melhor garantia contra o
charlatanismo, pois não há charlatães desinteressados. Se o desinteresse nem
sempre assegura a boa qualidade das comunicações inteligentes, arrebata dos
maus Espíritos um poderoso meio de ação e fecha a boca a certos detratores.
Revista espírita — Jornal de
estudos psicológicos, março 1859.
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