Glossário do livro evolução em dois mundos – Cap. 17 – 2a Parte

Arritmia: perturbação ou desvio da normalidade do ritmo de funcionamento de um órgão.

Baliza Terminal: marco ou limite final.

Centro Essencial: o centro vital, designação comum de cada um dos centros de força existentes no corpo espiritual, cuja função é a de assimilar energias cósmicas e espirituais. 

Centro Genésico: centro de força vital, no perispírito, relacionado com os plexos hipogástrico e sacral, no corpo físico, responsável pelo funcionamento dos órgãos de reprodução e das emoções sexuais. O plexo hipogástrico é o entrelaçamento de ramificações nervosas localizadas na região do baixo ventre, o plexo sacral é o entrelaçamento de ramificações nervosas localizadas na região do osso sacro, que está situado na base da espinha. 

Comatoso: relativo ao estado de coma, que é um estado patológico, caracterizado por sonolência profunda, perda da consciência, abolição da sensibilidade e da motilidade voluntárias, decorrente de certas moléstias graves.

Congênito: nascido com o indivíduo.

Corpo Espiritual: o perispírito, psicossoma.

Córtex Encefálico: o córtice encefálico, camada externa do encéfalo, sendo este a parte do sistema nervoso central contida na cavidade do crânio, compreendendo o cérebro e outros órgãos.

Crestar: queimar, enfraquecer, reduzir a quantidade ou duração.

Diátese: predisposição mórbida, com tendências a várias afecções de uma mesma natureza.

Distonia: queda da resistência ou de elasticidade ocorrida num tecido ou órgão; perda de tônus.

Distrofia: desordem orgânica ou funcional, principalmente neuromuscular, causada por má nutrição.

Eclâmpsia: ataque inesperado de convulsões, especialmente em parturientes, no qual se manifestam sérias perturbações degenerativas internas.

Encefalite Letárgica: moléstia produzida por vírus, e que dá sonolência progressiva, diplopia (visão dupla de um objeto) e acentuada fraqueza muscular.

Encefalopatia: qualquer alteração patológica funcional ou orgânica do cérebro.

Eritroblastose: anomalia causada pela presença de eritoblastos (células da medula óssea) na própria corrente sanguínea, provocando uma profunda anemia no feto, por incompatibilidade de seu sangue com o sangue materno.

Eritrônio: conjunto dos corpúsculos da série vermelha, os quais constituem os glóbulos vermelhos do sangue, denominados eritrócitos ou hemácias.

Etiologia: estudo que se ocupa com a origem das doenças.

Extravascular: que ocorre ou se situa fora dos vasos sanguíneos.

Fator Rh: substância responsável por acidentes hemolíticos (destruição de glóbulos vermelhos). Em 85% dos indivíduos, os glóbulos vermelhos são aglutinados pelo fator Rh positivo, enquanto que 15% dos indivíduos tem Rh negativo. A prévia verificação do fator Rh é indispensável em casos de transfusão de sangue e de uniões matrimoniais, uma vez que a incompatibilidade Rh produz graves acidentes, frequentemente fatais, quer no organismo que recebe o sangue doado, que no feto cujos genitores têm Rh incompatíveis. Na gravidez, também, há risco para o feto se este tiver Rh positivo e a mãe tiver Rh negativo.

Fetal: relativo ao feto, denominação geralmente dada ao embrião depois que este adquire o aspecto semelhante ao do adulto de sua espécie.

Gestação: desenvolvimento do embrião no útero materno desde a sua concepção (geração) até o momento do nascimento.

Hausto: ato de haurir, sorver, aspirar, figurativamente, fluido produzido pela respiração, atuando sobre o meio.

Hemácia: glóbulo vermelho do sangue, também denominado eritrócito, que, por sua composição, leva o oxigênio aos tecidos e retira destes o gás carbônico.

Hematopoético: relativo à hematopoese, processo orgânico de formação dos glóbulos sanguíneos.

Hemolisina: sustância capaz de liberar hemoglobina dos glóbulos vermelhos, produzindo hemólise (destruição de glóbulos vermelhos).

Hemopatia: qualquer doença do sangue.

Hidrocefalia: hidropsia cerebral, pelo aumento de volume do líquido cefalorraquidiano, a qual produz deformação do crânio e atrofia no desenvolvimento intelectual. O líquido cefalorraquidiano é o contido nos ventrículos cerebrais (cavidades no âmago do cérebro).

Idiota: grande atraso intelectual, característico por ausência de linguagem e por nível mental inferior ao da idade normal de três anos, e não raro acompanhado de deformações ou anomalias físicas. Existe a idiotia hereditária, causada pelo acúmulo de genes para essa anomalia que os genitores, seus portadores, transmitem ao filho.

Intravascular: que ocorre ou se situa dentro dos vasos sanguíneos.

Lactente: que está na fase de alimentar-se por lactação (amamentação).

Medula Vermelha: medula óssea ativa constante de um componente celular reticular (forma de rede) em que se formam os glóbulos sanguíneos (vermelhos e brancos).

Mongolismo: tipo de idiotia em que há encurtamento dos dedos das mãos, achatamento do crânio e olhos como os dos orientais de raça amarela. É decorrente de ação genética, e , portanto, de hereditariedade.

Mórbido: doentio, doente, enfermo.

Morbose: doença, enfermidade.

Multiforme: que se apresenta de muitas formas.

Placentário: referente à placenta, estrutura formada pela células do embrião e da mucosa uterina (endométrio), ao completar-se implantação do embrião no útero durante a gestação.

Protrombina: substância precursora da trombina, encontrada no plasma sanguíneo. É uma proteína que reage com cálcio e lecitina (substância fosfatada) para formar a trombina, substância coaguladora do sangue.

Psicose Epiléptica: psicose (doença mental) com manifestações epiléptica, ataques ocasionais, súbitos e rápidos, em que ocorrem convulsões e distúrbios da consciência.

Psicossoma: o corpo espiritual ou perispírito.

Renascituro: que está para renascer, reencarnar.

Retículo: formação celular reticular (forma de rede) que compõe a estrutura dos tecidos.

Secreção Uterina: secreção das glândulas endócrinas, isto é, que liberam os seus produtos diretamente no sangue ou na linfa. Ex. secreção da hipófise, tiroide e das suprarrenais.

Sintonizar: tornar-se suscetível a um agente capaz de exercer determinada influência.

Sinusóide: espaço que dá passagem ao sangue no interior dos vasos (espaço intravascular).

Sucesso: aquilo que sucede; acontecimento.

Tetania: estado mórbido caracterizado por acessos de contratura dolorosa, principalmente das extremidades, e, não raro, por acessos de sufocação, originados de espasmo da glote (abertura da laringe, circunstância pelas cordas vocais inferiores ou verdadeiras, isto é, as que influem na fonação).

Umbralino: referente ao Umbral, que, segundo André Luiz, no livro “Nosso Lar”, é descrito como zona inferior do plano espiritual, funcionando como região destinada ao esgotamento de resíduos mentais que impedem o acesso do espírito a zonas superiores, sendo, portanto, uma espécie de zona purgatorial de permanência provisória para o desencarnado em desajuste.

Fonte: Elucidário do livro Evolução em dois mundos, José Marques Mesquita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário