Atos dos apóstolos – parte 9

Terceira viagem missionária de Paulo
33. Paulo fala com toda a liberdade na sinagoga dos efésios - Em Éfeso, Paulo se apresentou na sinagoga e por três meses falou com toda a liberdade, discutindo e procurando convencer os ouvintes a respeito do Reino de Deus.

Como, porém, alguns se mostrassem endurecidos em sua incredulidade, chegando a maldizer a doutrina em presença do povo, ele afastou-se deles e passou a conversar, em particular, com os discípulos, diariamente, no auditório de um certo Tirano. Isso continuou por dois anos, de modo que todos os habitantes da Ásia, judeus e gregos, puderam ali ouvir a palavra do Senhor.(Atos, 19:8 a 19:10.) 

34. Um mau Espírito fere e põe os exorcistas para correr - Certa vez, alguns judeus, que eram exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os possessos, dizendo: “Eu vos exorcizo pelo Jesus que Paulo está anunciando”. Os que faziam isto eram os sete filhos de um certo Ceva, um dos sacerdotes-chefes dos judeus. No entanto, o Espírito mau lhes respondeu:

“Conheço Jesus e sei quem é Paulo: mas vós, quem sois?” E o homem que estava possesso atirou-se sobre eles, dominou-os e os tratou com tanta violência que, feridos e nus, tiveram de fugir daquela casa. O fato se divulgou entre os judeus e gregos que moravam em Éfeso, e o temor se apoderou de todos eles. O nome do Senhor Jesus se tornou, assim, glorioso. Muitos dos que haviam professado a fé iam confessar e revelar suas práticas supersticiosas e muitos dos que eram dados à magia juntaram seus livros e os queimaram à vista de todos. O valor dos livros queimados foi calculado em cinquenta mil moedas de prata. (Atos, 19:13 a 19:20.) 

35. Paulo ressuscita um jovem em Trôade - Após o grande tumulto provocado pelas reclamações do ourives Demétrio, Paulo despediu-se de seus discípulos e partiu para a Macedônia, onde encorajou os fiéis com numerosos sermões, seguindo depois para a Grécia. Aí permaneceu por três meses e, quando ia embarcar para a Síria, os judeus lhe prepararam uma emboscada, motivo pelo qual decidiu voltar pela Macedônia, acompanhados de vários discípulos, entre eles Timóteo e Lucas. Em Trôade, eles se demoraram sete dias e foi ali que ocorreu mais um fato extraordinário da vida do apóstolo. Um jovem de nome Êutico, sentado no peitoril de uma janela, adormeceu profundamente e caiu do terceiro andar. Com a queda, todos disseram que o rapaz estava morto. Paulo, que fazia na mesma hora uma exposição, desceu à rua e, abraçando o jovem, disse a todos: “Não vos assusteis, pois ele ainda está vivo”. E, de fato, o rapaz estava vivo, porque, horas mais tarde, seus amigos o levaram com vida para a sua casa. (Atos, 20:1 a 20:12.)

Fonte:

Revista o consolador, por Astolfo O. de Oliveira Filho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário