Abnegar [do
latim abnegare]. 1. Ato de renunciar aos próprios interesses. 2. Abster-se,
sacrificar-se.
Abóbada celeste -
Denominação metafórica de céu, em vista da forma com que se apresenta sobre as
nossas cabeças.
Abstração [do latim
abstractione] - Estado em que a pessoa se encontra alheia da realidade
circundante; estado de profunda meditação.
Acaso [do latim a +
casu] - 1. Acontecimento imprevisível quanto às causas determinantes. 2. Para o
Espiritismo, o acaso inexiste, em aplicação do axioma de que não há efeito sem
causa.
Acendrar [do latim
cinerare] – Apurar; purificar; acrisolar.
Acervo [do latim
acervu] - 1. Em linguagem jurídica, é o conjunto dos bens que constituem a
massa hereditária. 2. Acumulação, conjunto.
Acionado [do latim
actionare] – Colocar em movimento, pôr em ação.
Adâmico [do latim Adam]
- 1. Referente a Adão, próprio de Adão. 2. Primitivo.
Adepto [do latim adeptu] - 1. Aquele que conhece ou é iniciado nos fundamentos de uma religião, seita, filosofia, etc., com a qual se vincula. 2. Prosélito, partidário, sectário. 3. O Espiritismo possui quatro tipos de adeptos: a) experimentadores - crêem na existência dos Espíritos e em suas manifestações, limitando-se a comprová-las, por considerar o Espiritismo uma ciência experimental; b) exaltados ou de boa-fé - aceitam os fatos e fenômenos, mas sem verificação e sem reflexão, sendo mais nocivos que úteis à causa espírita; c) imperfeitos - percebem a filosofia e suas conseqüências morais, mas não as praticam; d) espíritas-cristãos - conhecem a filosofia e a praticam, esforçando-se por se renovar vivenciando a moral espírita.
Adorar [do latim
adorare] - 1. Render culto a (divindade). 2. Reverenciar, venerar, idolatrar,
amar extremosamente. 3. É a elevação do pensamento a Deus, pois que, pela
adoração, a alma Dele se aproxima.
Advertir [do latim
advertere] – 1. Repreender levemente, observar, reparar. 2. Informar acerca de
algo; aconselhar; prevenir.
Aeróbus [do grego
aéreos + do inglês bus] - Carro aéreo espiritual que, conforme o Espírito André
Luiz, seria na Terra um grande funicular, isto é, veículo com tração por cabos
acionados por motor estacionário e que freqüentemente se utiliza para vencer
grandes diferenças de nível - tipo teleférico.
Aferir [do latim
afferere] – Avaliação, julgamento comparativo.
Afetividade [do latim
affectivu] - 1. Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam em forma de
emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou de
prazer, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza.
2. Qualidade de quem é afetivo.
Afeto [do latim
affectu] - O elemento básico da afetividade.
Afinidade [do latim
affinitate] - 1. Relação de afim. 2. Semelhança, analogia. 3. Lei de Afinidade,
conforme ensinamento dos Espíritos: os semelhantes se atraem, os diferentes se
repulsam e os positivos predominam sobre os negativos.
Aforismo [do grego
aphorismós] - 1. Máxima. 2. Enunciado conciso de princípio ou regra prática de
comportamento.
Agênere [do grego: a +
géiné, geinomai] - 1. Variedade de aparição tangível. 2. Estado de certos
Espíritos que podem revestir, temporariamente, as formas de uma pessoa
encarnada, ao ponto de produzirem completa ilusão.
Agente [do latim
agente] - Aquele que age, opera, agencia, promove, causa, pratica uma ação.
Agnosticismo [do
grego: ágnostos + -ismo] - 1. Doutrina que prega ser inacessível ao
entendimento humano toda a noção de absoluto, reduzindo a ciência ao
conhecimento do fenomenal e do relativo. 2. Teoria que ensina a radical
impossibilidade dos nossos conceitos exprimirem positivamente algo sobre Deus.
Água fluidificada -
É a água magnetizada, impregnada de fluidos benfazejos, fortificantes ou
terapêuticos.
Akásico [do sânscrito
ákasa] - Diz respeito a céu, celeste. Ver: Registro(s) akásico(s).
Albergue [do latim medieval
gótico haribaírgo] - 1. Hospedaria. 2. Abrigo, refúgio, asilo, local em que se
recolhe pessoas por caridade.
Alegoria [do grego
allegoría] - Figura de comparação entre objetos ou ações; metáfora; processo
ficcional pelo qual um objeto é apresentado de maneira que dê a idéia de outro.
Alegria [do latim
alacre] - Estado exteriorizado de satisfação e de prazer, sem a plenitude ou a
permanência da felicidade.
Além [do latim
vulgar alid + ende, en < inde] – 1. Lugar distante; horizonte; confins. 2. O
outro mundo; mundo espiritual.
Alma [latim anima,
do grego anemos] - É o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo que
lhe serve de invólucro temporário, isto é, o Espírito em estado de encarnação,
e que somente pertence à espécie humana.
Altruísmo [do francês
altruisme] - 1. Palavra forjada por Augusto Comte para designar o amor ao
próximo, no sentido mais geral, isto é, a inclinação natural que nos impele a
preferir o interesse geral ao nosso próprio interesse. 2. É a atitude moral que
consiste em sacrificar o seu interesse em favor do outro e em especial da
comunidade. Antônimo de egoísmo.
Alucinação [do latim
alucinatione] - 1. Ato ou efeito de alucinar; devaneio, delírio, ilusão. 2.
Experiência sensorial sem base na realidade.
Ambição [do latim ambitione]
- Ânsia de poder, fama ou riqueza; grande desejo; cobiça; aspiração; cupidez.
Ambigüidade [do latim
ambiguitate] - Qualidade ou estado de algo que se pode tomar em mais de um
sentido, podendo gerar confusão.
Amnésia [do grego
amnesía] - Perda total ou parcial da memória.
Amor [do latim
amore] - 1. Sentimento que impele a pessoa para o que se lhe pareça bom, belo,
digno ou grandioso. 2. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de
outrem. 3. Afeição, grande amizade. 4. Caridade, benevolência.
Amorfo [do grego
ámorphos] – O que não tem forma determinada.
Amuleto [do latim
amuletu] - Objeto normalmente pequeno que se carrega ou guarda, por acreditar
possa possuir o poder mágico de afastar desgraças ou malefícios.
Análise [do grego
análysis] - 1. Decomposição de um todo em partes constituintes. 2. Exame de
cada parte de um todo, para conhecer sua natureza, suas proporções, suas
funções, suas relações, etc.. 3. Estudo pormenorizado; exame, crítica.
Análogo [do latim
analogu] – O que apresenta semelhança entre fatos ou coisas diferentes.
Anarquia [do
grego na + arché] – 1. Falta de chefia ou de governo. 2. Desordem; caos
resultante da falta de comando.
Anencéfalo – Feto que,
embora considerado sem cérebro, na realidade é portador de um segmento cerebral,
sendo que lhe faltam regiões cerebrais que impossibilitarão sua sobrevivência
após parto.
Anfiteatro [do grego anphi
+ theatron] - 1. Meio teatro, teatro de dois lados. 2. Antigo edifício oval ou
circular, com arquibancadas, contendo uma arena no centro, para espetáculos
públicos, jogos e representações, combates de gladiadores ou de feras. 3. Sala
normalmente circular ou semicircular, com palco, estrado ou arquibancadas, para
representações teatrais, aulas, conferências, palestras, etc..
Angústia [do latim
angustia] - 1. Aflição, sofrimento; estado de grande inquietação. 2. Carência,
falta, redução, restrição.
Animismo [do latim anima
+ -ismo] - 1. Teoria que considera a alma simultaneamente princípio de vida
orgânica e psíquica. 2. O que é próprio da alma. 3. Para o entendimento
espírita, é relativo aos fenômenos intelectuais e físicos que deixam supor
atividade extracorpórea ou à distância do organismo humano, isto é, exercida
além dos limites do corpo. Se tem por causalidade o Espírito desencarnado, o
fenômeno denomina-se espiritual ou mediúnico; mas, se o Espírito é o próprio
encarnado, chama-se anímico. Ver: Personismo.
Anjo [do latim
angelus; do grego aggelos] - Segundo a Doutrina Espírita, os anjos não são
seres aparte e de uma natureza especial. São os Espíritos da primeira ordem,
isto é, os que chegaram ao estado de Espíritos puros, depois de terem sofrido
todas as provas.
Anjo-guardião -
É o Espírito protetor de uma ordem elevada, encarregado de assistir e proteger
indivíduos ou coletividades. Ver: Protetor, Guia.
Ansiedade [do latim
anxietate] - Emoção caracterizada por sentimento de antecipação de perigo,
tensão e aflição, por excitação do sistema nervoso simpático.
Antigo Testamento –
Coletânea de livros anteriores a Cristo, considerados sagrados. O mesmo que
Velho Testamento. Ver: Testamento.
Antipatia [do grego
antipatheia, pelo latim antipathia] - 1. Aversão, repugnância instintiva e
espontânea. 2. Sentimento de antagonismo, quando dois ou mais Espíritos vibram
em desarmonia.
Antítese [do grego
antíthesis, pelo latim antithese] - 1. Figura de linguagem pela qual se
salienta a oposição entre duas palavras ou idéias. 2. Qualquer oposição
flagrante. 3. O ser ou coisa que representa essa oposição; oposto.
Antologia [do grego
anthología] - 1. Estudo das flores. 2. Coleção de trabalhos em prosa e/ou
verso.
Antropologia [do
grego ánthropos + lógos] - 1. Estudo do homem como espécie animal. 2. Tratado
da economia moral do ser humano.
Antropomorfismo [do
grego anthropómorphos] - Tendência para conceber as forças naturais ou os seres
extracorpóreos de forma humanizada, não só como dotados de sentimentos humanos,
mas à semelhança do modelo humano. Por exemplo, conceber Deus com forma e
atributos humanos.
Anuência [do latim
annuentia] – Ato ou efeito de anuir; consentimento, concordância, aprovação.
Anuir [do latim
annuere] - Consentir; concordar; aprovar.
Aparição [do latim
apparitione] - 1. Fantasma. 2. Fenômeno pelo qual os seres do mundo incorpóreo
se manifestam visíveis ao homem.
Apascentar [do latim
apascent(e) + -ar] – 1. Levar ao pasto; pastorear. 2. Ensinar, guiar,
doutrinar.
Apêndice prateado –
O mesmo que cordão fluídico.
Apiropatia [do grego
ápyros + patheia] - 1. Capacidade de não se alterar com o fogo. 2. Insensível
ao fogo. 3. Incombustível, infusível.
Apócrifo [do grego
apókryphos, do latim apocryphu] - 1. Diz-se, entre os católicos, dos escritos
de assunto sagrado não incluídos pela Igreja entre as escrituras por ela
consideradas autênticas e divinamente inspiradas. 2. Diz-se de obra ou fato sem
autenticidade, ou cuja autenticidade não se provou.
Apogeu [do grego
apógeion] - O mais alto grau, o auge.
Apólogo [do grego
apólogos, do latim apologu] - Alegoria de conteúdo moral, em que figuram,
falando, animais ou coisas inanimadas; fábulas.
Apometria [do grego apo +
metr(on) + -ia] – Termo usado para designar o tratamento espiritual promovido a
partir do desdobramento ou bilocação do paciente. É considerada uma técnica
anímica, sem relação com mediunismo, e que nada tem a ver com o Espiritismo.
Apoplexia [do grego
apoplexía] - Patologia em que ocorre perda inesperada dos sentidos e do
movimento.
Aporte(s) [do inglês
apport] – 1. Para a Parapsicologia, designa o fenômeno de introdução de objetos
em locais fechados ou em móveis fechados, pela ação da mente sobre a matéria.
2. Para a ciência espírita pode se constituir numa variação da manifestação de
vampirismo como fenômeno mediúnico de efeito físico agregado.
Apóstolo [ do grego
apóstolos, pelo latim apostolu] - 1. Cada dos doze discípulos de Jesus. 2. Propagador
de qualquer idéia ou doutrina.3. Aquele que doutrina, que evangeliza.
Aprendizagem [do
latim apprehendere, por síncope] - Mudança de comportamento relativamente
duradoura, ocasionada por experiência.
Aprisco [do latim
appressicare < appresu] - 1. Curral, covil, redil, toca. 2. Por extensão, o
lar.
Aptidão [do latim
aptitudine] - Talento; habilidade; capacidade; vocação; disposição natural para
alguma coisa.
Arcanjo [do latim
archangelu] – 1. Anjo de ordem superior. 2. O Espiritismo não adota essa escala
hierárquica dos seres angelicais da teologia tradicional.
Ardósia [do francês
ardoise] – Lousa; lâmina de pedra enquadrada em madeira, para nela se escrever
ou desenhar com ponteiros da mesma pedra.
Argumento [do latim
argumentu] - Todo raciocínio esboçado ou desenvolvido, que tende a provar ou a
refutar uma outra proposição.
Aristocracia [do
grego aristokratía] - 1. Espécie de organização político-social monopolizada
por uma classe dominante, via de regra por herança. 2. Casta, nata. 3. Grupo de
pessoas com distinção intelectual e moral, em vista das condições espirituais
consideradas superiores.
Arte [do latim arte]
- 1. Capacidade de o homem pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de
dominar a matéria. 2. Prática que pressupõe a criação de sensações ou de
estados de espírito, geralmente de caráter estético, em que se processa a
transferência de impressões e emoções.
Artífice [do
latim artifice] – A pessoa que exerce uma profissão ou arte manual; operário;
inventor; criador.
Arvorar [do italiano
arborare] – 1. Elevar; erguer; pôr ao alto. 2. Fazer ascender a um cargo.
Ascese [do
grego áskesis] - 1. Exercício prático que leva à realização da virtude, à
plenitude da vida moral. 2. Caminho para a plenitude espiritual, roteiro do
progresso do Espírito.
Asceta [do grego
asketes] - Pessoa que se consagra à ascese.
Ascético [do grego
asketikós] - 1. Relativo a ascetas ou ao ascetismo. 2. Devoto, místico;
contemplativo.
Ascetismo - [do grego
áskesis + -ismo] Doutrina que considera o exercício da ascese como o essencial
da vida moral.
Atavismo [do latim atavu
+ -ismo] - 1. Reaparecimento, em um descendente, de um caráter não existente em
seus ascendentes imediatos, mas sim em remotos. 2. Hereditariedade.
Ateísmo [do grego
atheos + -ismo] - Doutrina de negação absoluta da divindade. Todo aquele que
crê na existência de um ser supremo, quaisquer que sejam os atributos que lhe
suponha e o culto que lhe renda, não é ateu. O Ateísmo absoluto tem poucos
prosélitos, porque o sentimento da divindade existe inato no homem,
independentemente de qualquer ensino. O Ateísmo e o Espiritismo são
incompatíveis.
Ateísta [do grego
atheos + -ista] - Aquele que não crê em Deus, o mesmo que Ateu.
Atenção [do latim
attentione] - 1. Aplicação cuidadosa da mente a alguma coisa; concentração,
reflexão. 2. Demonstração de consideração, amabilidade, cortesia, urbanidade ou
devoção a ou para com alguém, através de atos ou de palavras. 3. Serve para
advertir, recomendar cuidado, impor silêncio, etc..
Atentar [do latim
attentare] – 1. Observar; reparar; notar; ponderar. 2. Cometer atentado.
Ateu [do grego atheos] -
Aquele que pratica o ateísmo e não crê em Deus. Ver: Ateísta.
Atitude [do
latim attitudine, do francês attitude] - Termo que designa a maneira de ser e
de se comportar de um indivíduo, perante um dado fenômeno ou uma dada
circunstância.
Atolar [do latim
tullu] - Afundar no lodo, em terreno lamacento.
Atributo [do latim
attributu] - Qualidade; condição; o que é próprio ou particular a um ser.
Áulico [do grego
aulikós, pelo latim aulicu] - 1. Relativo ou pertencente à aula. 2. Próprio de
cortesão, palaciano.
Aura [do latim aura]
- Emanação fluídica do corpo humano e dos demais corpos.
Auragrafia –
Processo de fotografia da aura pelo método Kirlian. O casal Simyon e Valentina
Kirlian, na Rússia, fotografou a aura dos seres vivos, usando máquina
fotográfica aperfeiçoada para tal, com técnica própria, utilizando corrente de
alta freqüência.
Auréola [do latim
aureola] - 1. Círculo brilhante e dourado que rodeia a cabeça de Cristo e dos
santos nas imagens sacras. 2. Qualquer círculo luminoso que rodeia um objeto.
3. Brilho ou esplendor moral, prestígio, glória, halo, nimbo.
Autismo [do latim actu
+ ismo] Fenômeno patológico caracterizado pelo desligamento da realidade
exterior e criação mental de um mundo autônomo.
Autopasse [do grego e do
latim respectivamente: autós + passare] - Passe aplicado em si mesmo.
Aviltar [do latim a +
vilitare] – 1 Tornar vil, desprezível. 2. Desonrar, humilhar, rebaixar.
Axioma [do latim
axioma] - Premissa evidente por si mesma, que não necessita de demonstração.
Azáfama [do árabe az-sah(a)ma] – 1. Pressa; urgência. 2. Muito trabalho. 3. Balbúrdia, agitação.
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