O livro dos espíritos. Questão 507

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

Anjos de guarda. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos

507. Pertencem todos os Espíritos protetores à classe dos Espíritos elevados? Podem contar-se entre os de classe média? Um pai, por exemplo, pode tornar-se o Espírito protetor de seu filho?

“Pode, mas a proteção pressupõe certo grau de elevação e um poder ou uma virtude a mais, concedidos por Deus. O pai, que protege seu filho, também pode ser assistido por um Espírito mais elevado.”

Elevação do espírito tutelar

Os Espíritos protetores pertencem à classe dos Espíritos elevados, no entanto, não são iguais na elevação. Quem guia, é sempre mais elevado do que o guiado; o mestre deve ter mais conhecimento do que o discípulo, isso a própria razão nos diz com segurança.

Aqueles a que chamamos de anjos da guarda, verdadeiramente são anjos que tomam a posição de guiarem os seus tutelados, respondendo todas as suas interrogações pelos fios que partem da sua mente em forma de pensamentos. Eles conhecem a doutrina do amor e a ciência da vida.

A elevação do Espírito protetor está de acordo com o tutelado. Quando um Espírito volta ao corpo com a missão de ensinar a humanidade, os Espíritos que o assistem são de níveis espirituais elevados, em relação a sua grandeza. O Espírito protetor direto de Jesus é Deus, com quem Ele confabula sempre e de quem recebe ordens diretamente para o que deve fazer. Qual o Espírito no mundo espiritual, nas esferas da Terra, que poderia guiar Jesus? Eles todos Lhe obedeciam, pois o Mestre conhecia todos os seus pensamentos, mesmo os mais secretos. O Mestre dos mestres comanda todos os planos espirituais e todos os planos da Terra. Foi o maior acontecimento no planeta a Sua vinda para ensinar aos homens, e Seus ensinamentos são força viva que ficou escrita em todas as coisas, principalmente nas consciências dos Espíritos. Ainda hoje o ar fala de Jesus, as águas e as plantas, o reino mineral e animal têm o Seu traço de luz tornando-se vida.

Os homens estão cercados de Espíritos de toda a ordem, e quanto mais eles se elevam por dentro, mais luzes se aproximam deles por fora; essa é a lei do merecimento. A elevação do Espírito tutelar de cada ser está de acordo com a elevação deste. Eis aí a justiça que corresponde ao amor. Criatura alguma está sem as bênçãos de Deus; mesmo os animais, tudo é olhado pelo Senhor, que ama tudo e todos que saíram das Suas santas mãos.

Apega-te à oração, a qual deves fazer todos os dias. Ela abre caminhos para os planos de luz, e por eles verte a água da vida, onde podes te alimentar e compreender a bondade do Criador. Um protetor, sendo enviado por Deus, constitui um esteio de luz a favor do tutelado; isso é uma alegria e esperança para os que transitam em um corpo de carne. Aprende a amar os Espíritos tutelares, pois eles sentem igualmente nos corações a gratidão dos seus guiados e merecem o esforço de cada um na melhora espiritual.

Cada dia é oportunidade de servir, de fazer caridade a nós mesmos, com os recursos do perdão, do trabalho honesto, do amor, da caridade, da alegria e da compreensão. Sai a semear em todas as direções em que podes andar, mas vê as sementes que deves escolher. Se ainda não sabes classificá-las, pede ao teu tutelar, para te inspirar que ele, com Jesus, te mostrará o evangelho da vida com os seus conceitos de luz.

Protege a todos os que necessitam da tua ajuda, como gratidão pelo que tens recebido dos teus tutelares espirituais. Deus deseja que troquemos experiências uns com os outros, para a grande vitória do bem, de modo que a Terra possa, em breves tempos, apresentar-se como o verdadeiro paraíso onde o amor seja a expressão mais visível para todos os homens.

Fonte:

O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.

Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário