O livro dos espíritos. Questão 525

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

Influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida

525. Exercem os Espíritos alguma influência nos acontecimentos da vida?

“Certamente, pois que vos aconselham.”

a) - Exercem essa influência por outra forma que não apenas pelos pensamentos que sugerem, isto é, têm ação direta sobre o cumprimento das coisas?

“Sim, mas nunca atuam fora das leis da Natureza.”

A.K.: Imaginamos erradamente que aos Espíritos só caiba manifestar sua ação por fenômenos extraordinários. Quiséramos que nos viessem auxiliar por meio de milagres e os figuramos sempre armados de uma varinha mágica. Por não ser assim é que oculta nos parece a intervenção que têm nas coisas deste mundo e muito natural o que se executa com o concurso deles. Assim é que, provocado, por exemplo, o encontro de duas pessoas, que suporão encontrar-se por acaso; inspirando a alguém a ideia de passar por determinado lugar; chamando-lhe a atenção para certo ponto, se disso resulta o que tenham em vista, eles obram de tal maneira que o homem, crente de que obedece a um impulso próprio, conserva sempre o seu livre-arbítrio.

Influência espiritual nos acontecimentos

A influência dos Espíritos se processa em todas as coisas, não somente sobre o ser humano. Os próprios Espíritos que influenciam no dia-a-dia, são influenciados igualmente pelos seus tutores celestiais. Somente Deus influencia a todos e a tudo sem ser influenciado, pois, só Ele existe na Sua altura espiritual.

Convém anotar, no fundo da consciência, que Deus é Espírito, Espírito e Verdade, capaz de tudo saber quando Lhe é conveniente, e estabelecer leis que sabe necessárias. Nós todos somos as Suas criaturas, criados simples e ignorantes, e ainda conservamos alguma simplicidade e muita ignorância em determinados pontos do saber e do amor.

Todavia, carregamos conosco os valores espirituais que todos têm, uns mais despertados, outros em menor evidência. Se és aconselhado pelos benfeitores espirituais, deves fazer o mesmo em favor daqueles que te acompanham na retaguarda, porque, somando as proteções, tudo pertence a Deus.

Os Espíritos protetores exercem influência sobre a humanidade e em particular, não somente pelos pensamentos, como por meios variados que podes constatar, nas conversações de uns para com os outros, por páginas que vêm em nossas mãos para serem lidas, por fatos que acontecem em nossos caminhos etc. Podes basear nestes valores, que eles estão espalhados por toda parte, como chuva dos céus para educar e instruir os homens.

Não percas tempo: aproveita, meditando de quando em vez, sobre todos os reinos da natureza, que eles estão carregados de lições, do modo que os Espíritos encarregados de assisti-los sabem transmitir a verdade para os homens que buscam acertar. Em toda a criação, os agentes de Deus estão alertas, vigiando e trabalhando no sentido de manter acesas as leis que vibram e vigoram no universo. Sê humilde e obediente, procura amar todos os reinos da natureza, que eles devolver-te-ão, pelos mesmos canais, o amor que a tua faixa cultiva no ambiente da harmonia.

Os homens precisam conhecer mais a vida, principalmente a si mesmos, e amar a Deus sobre todas as coisas, já que não têm condições de conhecer na sua totalidade o Criador. Os Espíritos que nos assistem e nos ajudam nunca agem fora das leis da natureza. Eles entendem melhor que os humanos o que é conhecer as leis de Deus. A obediência a elas faz com que encontremos nessas leis roais elasticidade, donde surge a misericórdia, muito bem explicada pelo Evangelho de Jesus e vivida por Ele.

O investimento dos benfeitores espirituais, em certos casos, na Terra, é a misericórdia, mas esse investimento visa a que o candidato coloque em evidência o amor, a caridade e o perdão, que ele seja um agente mesmo pequeno das leis do seu Senhor e Soberano. Quem encontra na preguiça o seu "habitat", quem esmorece em caminho, por simples obstáculos, não pode merecer ser investido, por partir essa confiança de Espíritos altamente evoluídos, que conhecem a quem estão avalizando no banco universal da vida.

A Doutrina dos Espíritos é uma oportunidade maior aos homens que a aceitam, compreendem e vivem, porque ela mostra a vida do além a quem se encontra ainda na carne. É um passo a mais para os de boa vontade. Vejamos o que diz Paulo, o apóstolo, aos Gálatas, capítulo quatro, versículo sete:

De sorte que já não és escravo, porém, filho; e, sendo filho, também herdeiro de Deus por Cristo.

De escravo das sombras, passamos a herdeiros da luz, pela vivência do Evangelho, que nos mostra os caminhos da educação e da sabedoria.

Fonte:

O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.

Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário