Os tempos são chegados em que os ensinamentos do Cristo devem receber seu complemento; em que o véu, lançado propositada- mente sobre algumas partes desse ensinamento, deve ser levantado; em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, deve inteirar-se do elemento espiritual, e em que a Religião, cessando de menosprezar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, essas duas forças, apoiando-se uma sobre a outra, e andando juntas, se prestarão um mútuo apoio. Então a Religião, não recebendo mais o desmentido da Ciência, adquirirá uma força inabalável, porque estará de acordo com a razão, e não se lhe poderá opor a irresistível lógica dos fatos.
A Ciência e a Religião não
puderam se entender até hoje, porque, cada uma examinando as coisas sob seu
ponto de vista exclusivo, se repeliam mutuamente. Seria preciso alguma coisa
para preencher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse;
esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual
e suas relações com o mundo corporal, leis tão imutáveis como as que regem o
movimento dos astros e a existência dos seres. Essas relações, uma vez
constatadas pela experiência, uma luz nova se fez: a fé se dirigiu à razão, a
razão não encontrou nada de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido. Mas
nisso, como em todas as coisas, há pessoas que permanece
m para trás, até que
sejam arrastadas pelo movimento geral que as esmagará se quiserem resistir-lhe
em lugar de a ele se abandonarem. É toda uma revolução moral que se opera neste
momento e trabalha os espíritos; depois de elaborada durante mais de dezoito
séculos, ela se aproxima do seu cumprimento, e vai marcar uma era nova na
Humanidade. As consequências dessa revolução são fáceis de prever; deve trazer,
nas relações sociais, inevitáveis modificações, às quais não está no poder de
ninguém se opor, porque estão nos desígnios de Deus e resultam da lei do
progresso, que é uma lei de Deus.
- O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. I, item 8.
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