O livro dos espíritos. Questão 534

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

Influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida

534. Será por influência de algum Espírito que, fatalmente, a realização dos nossos projetos parece encontrar obstáculos?

“Algumas vezes é isso efeito da ação dos Espíritos; muito mais vezes, porém, é que andais errados na elaboração e na execução dos vossos projetos. Muito influem nesses casos a posição e o caráter do indivíduo. Se vos obstinais em ir por um caminho que não deveis seguir, os Espíritos nenhuma culpa têm dos vossos insucessos. Vós mesmos vos constituís em vossos maus gênios.”

Influência espiritual

Durante toda a vida do ser humano existe influência dos Espíritos, bons ou maus, conforme a conduta da pessoa. Os planos que intentas realizar, se forem dentro das condições que teu destino comporta, se servirem para o teu aprimoramento espiritual e erguerem a tua conduta, serão facilitados pelos guias espirituais. No entanto, se te investires do orgulho, vaidade e egoísmo, atrairás Espíritos com as mesmas tendências para te ajudar. Como todo mal fracassa, deves aprender uma lição algo penosa, mas pela qual é necessário passar. Entretanto, Deus não te perde de vista. Ele somente concede as provações, os fracassos, como escolas para os Seus filhos.

A influência dos Espíritos, quer sejam de luz ou das trevas, se dá em todos os lugares. É por isso que a Doutrina dos Espíritos apareceu na Terra, para cientificar as criaturas dessas verdades e ajudá-las a sair das armadilhas das sombras. Para ajudar as criaturas, já chegaram a elas, e continuam chegando, inúmeros livros pelos canais mediúnicos, para alertar a todos e induzir a humanidade a despertar suas boas qualidades, de maneira a se policiar a si mesma.

Quando elaboras um plano, deves pensar bastante sobre ele, pedir conselhos aos mais experimentados, de modo a não errar nos caminhos. Não deves gastar o tempo, principalmente dos Espíritos, com coisas vãs. Sacudir o pó das sandálias, no dizer evangélico, é esquecer tudo o que possa gerar maledicência, usura, desonestidade, orgulho, egoísmo, falsidade e violência. Devemos ouvir Jesus em todas as nossas andanças, em todos os nossos pensamentos e atitudes, esforçando-nos para colocarmos em prática os Seus ensinamentos. Se isso não acontecer, sofreremos as consequências do nosso desleixo.

Eis o que disse o Mestre: E todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as pratica, será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. (Mateus, 7:26)

Para que mereças as boas influências, necessário se faz que ouças as palavras de Jesus e as coloque na tua vida, pelo menos te esforçando para vivê-las. Com essa modificação, as tuas companhias espirituais mudarão igualmente. Lembremo-nos do provérbio: "Dize-me com quem andas, que te direi quem és". Quando se observam muitos Espíritos das sombras acompanhando alguém, já sabemos de antemão quem ele é. A atração é lei de justiça, em todo o universo. Os iguais sempre se reúnem, festejam juntos as boas ou más ideias. Toda desobsessão deve começar por dentro das criaturas, e não somente afastando as Entidades das sombras. Pode acontecer o afastamento pelos Espíritos bondosos, no entanto, os companheiros indesejados voltarão com mais fúria, se o obsediado não mudou de comportamento. O caráter do indivíduo é o ponto de atração mais forte. Eis ai a chave da tua felicidade; passa a mudar tua conduta hoje mesmo, se já não o fizeste, que amanhã as tuas companhias espirituais começarão a mudar, transformando-se junto de ti, ou buscando outro alvo. A influência espiritual sempre existiu e existirá. Deves escolher as tuas companhias, não pelo raciocínio, mas pela vida que deves levar. Se ainda não sabes.e queres saber qual o melhor modo de vida, procura Jesus.

Fonte:

O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.

Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário