MUNDO
ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
CAPÍTULO IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO
CORPORAL
Anjos de guarda. Espíritos protetores, familiares
ou simpáticos
521. Podem certos Espíritos
auxiliar o progresso das artes, protegendo os que às artes se dedicam?
“Há
Espíritos protetores especiais e que assistem os que os invocam, quando dignos
dessa assistência. Que queres, porém, que façam com os que julgam ser o que não
são? Não lhes cabe fazer que os cegos vejam, nem que os surdos ouçam.”
A.K.:
Os
antigos fizeram, desses Espíritos, divindades especiais. As Musas não eram senão
a personificação alegórica dos Espíritos protetores das ciências e das artes,
como os deuses Lares e Penates simbolizavam os Espíritos protetores da família.
Também modernamente, as artes, as diferentes indústrias, as cidades, os países
têm seus patronos, que mais não são do que Espíritos superiores, sob várias designações.
Tendo todo homem Espíritos que com ele simpatizam, claro é que, nos corpos coletivos, a generalidade dos Espíritos que lhes votam simpatia está em proporção com a generalidade dos indivíduos; que os Espíritos estranhos são atraídos para essas coletividades pela identidade dos gostos e das ideias; em suma, que esses agregados de pessoas, tanto quanto os indivíduos, são mais ou menos bem assistidos e influenciados, de acordo com a natureza dos sentimentos dominantes entre os elementos que os compõem.
Nos povos, determinam a
atração dos Espíritos os costumes, os hábitos, o caráter dominante e as leis,
as leis sobretudo, porque o caráter de uma nação se reflete nas suas leis.
Fazendo reinar em seu seio a
justiça, os homens combatem a influência dos maus Espíritos.
Onde quer que as leis
consagrem coisas injustas, contrárias à Humanidade, os bons Espíritos ficam em
minoria e a multidão, que aflui, dos maus mantém a nação aferrada às suas ideias
e paralisa as boas influências parciais, que ficam perdidas no conjunto, como
insuladas espigas entre espinheiros. Estudando-se os costumes dos povos ou de
qualquer reunião de homens, facilmente se forma ideia da população oculta que
se lhes imiscui no modo de pensar e nos atos.
Auxiliando o progresso
Os Espíritos superiores são
encarregados de auxiliar o progresso onde quer que seja, manifestando-se,
outrossim, para alimentar as ideias nobres, revelando a sabedoria de Deus pelos
Seus próprios filhos. A razão te indicará meios inúmeros de sentir a
paternidade onde os olhos possam ver e os sentimentos possam sentir.
Quando as criaturas são
dignas de assistência dos protetores espirituais, isso se dá, como no caso da
pergunta aqui referida, a respeito das artes. O artista tem assistência dos benfeitores
espirituais, ajudando-o a manifestar o poder de Deus na expressão do belo. Tudo
que representa a harmonia é serviço da Divindade. Não cabe às divindades, como
eram chamadas antigamente, fazer que um homem completamente ignorante da arte
seja um artista, mas, ajudar a quem já conquistou esse dom a mostrar com mais
perfeição as belezas que a tinta ou o cinzel podem transmitir.
Os Espíritos superiores
contribuem para o progresso em todas as suas manifestações, sem um lugar
determinado. Eles trabalham em todo o Universo, e a Terra é um dos palcos dos
seus movimentos de beleza imortal. Os antigos fizeram desses Espíritos
protetores divindades, por desconhecerem o verdadeiro sentido da ajuda
espiritual.
Os protetores são Espíritos
que passaram pelas mesmas trilhas em que os homens caminham hoje, nos reinos da
natureza; a diferença é a maturidade. Em função do tempo, eles são mais velhos;
por conseguinte, já despertaram para a Luz. Seus dons manifestam-se com mais
intensidade e sua mente se expressa com mais harmonia, no entanto, somos todos
nascidos da mesma fonte de vida, Deus. Mesmo os que algumas seitas chamam de
Satanás, não têm diferença dos outros, na sua estrutura original. Há um período
na evolução das criaturas em que elas se interessam mais pela desarmonia. Eis
aí porque são chamados de Satanás. Eles são filhos do mesmo Deus, e no amanhã
alcançarão a mesma luz dos anjos, tornando-se como eles, no exercício da
caridade, qual os que operam com o Senhor. Deus, sendo Amor, não iria criar
Espíritos somente para o mal, do modo que se pensa.
A coletividade atrai
Espíritos de acordo com as suas tendências, e as tendências más é que geram as
violentas leis dos homens. Eis porque as religiões se preocupam em consertar o
homem, Para que a coletividade atraia Espíritos mais elevados e nessa sequencia
o mundo vá se elevando na escala a que pertence. O Cristianismo é o molde mais
perfeito das reformas dos indivíduos. Quando os homens vieram a esquecer o
principal objetivo dos preceitos de Jesus, Ele, o Mestre do mestres, fez
reviver Sua doutrina de pureza na feição da Doutrina dos Espíritos, para fazer
relembrar aos mesmos homens a Sua mensagem de amor. O Espiritismo com Jesus tem
essa missão de auxiliar o progresso em todas as suas manifestações do
crescimento da vida. Os bons Espíritos ficam em minoria na Terra devido ao
posicionamento das criaturas. Se a Terra tem mais Espíritos ignorantes encarnados,
ela, por lei de justiça, recebe mais Espíritos inferiores, por serem atraídos
pelos seus iguais. Porém, não há que esmorecer porque, se tratamos do
progresso, que é lei de Deus por toda parte, ele é Deus se manifestando e é
capaz de modificar tudo em crescimento constante.
O ponto mais difícil do
progresso é desobstruir a região moral das criaturas. O resto é mais fácil,
entretanto, a moral mexe no íntimo dos Espíritos, e a tendência à rejeição
surge logo que nos decidimos a melhorar moralmente. Se queres conhecer a
população oculta que vive em uma nação, observa os costumes das criaturas que
ali vivem. Assim ocorre com a própria Terra, entretanto, a semente de luz do
amor não morre, e ela cresce, mas, junto dela cresce igualmente o joio, que
deverá ser arrancado pela raiz, segundo a promessa do Cristo de Deus.
Nos dias atuais,
aparentemente as trevas são dominantes, mas, na realidade, elas estão
enfraquecendo, dando lugar à Luz que há de iluminar todas as almas.
Fonte:
O livro dos Espíritos. Allan
Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.
Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes.
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