O livro dos espíritos. Questão 461

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos

461. Como havemos de distinguir os pensamentos que nos são próprios dos que nos são sugeridos?

“Quando um pensamento vos é sugerido, tendes a impressão de que alguém vos fala. Geralmente, os pensamentos próprios são os que acodem em primeiro lugar. Afinal, não vos é de grande interesse estabelecer essa distinção. Muitas vezes, é útil que não saibais fazê-la. Não a fazendo, obra o homem com mais liberdade. Se se decide pelo bem, é voluntariamente que o pratica; se toma o mau caminho, maior será a sua responsabilidade.”

Identificação da origem dos pensamentos

Para distinguir os pensamentos que vêm de fora dos nossos, é necessário que tenhamos um pouco de discernimento. Quem não conhece suas próprias ideias, como saberá identificar as ideias dos outros? Se tens alguma sensibilidade, e se já és consciente dessa operação de infiltração em nossa mente, de pensamentos estranhos, fica mais fácil reconhecer o ladrão que, achando a porta aberta, entra para te roubar a paz e misturar tuas ideias com às de outros.

É bem compensador para a nossa estabilidade espiritual difundir as virtudes evangélicas por todos os meios lícitos, porque é nessa permanência nossa no serviço da caridade que vamos assimilando o amor e a caridade que nos defendem das investidas das trevas nos nossos caminhos.

Se Deus deixa que os Espíritos brincalhões nos sugiram pensamentos duvidosos, é para que provemos as nossas decisões. Devemos lutar todos os momentos com esses pensamentos e mesmo com os nossos, que surgiram porque nos faltou vigilância. A vida é uma constante luta do bem com o mal para, nesse exercício, conhecermos a verdade, porque somente ela nos libertará de todas as contingências improfícuas.

Estamos vivendo em meio a ondas mentais que cortam os espaços permanentemente e se acasalam nas mentes afins, gerando condições inesperadas nas cabeças. De momento para outro muda-se de ideais. A fonte de sugestões é exterior e estas, encontrando as portas abertas, se fazem inquilinos, e às vezes demoram a se afastar da casa mental.

Precisamos compreender muito e saber fazer uso da energia mental que nos vem de Deus. Os desgastes desta força com coisas banais é de ordem assustadora e, havendo falta deste hálito de Deus, entramos em decadência e sofremos, dada à carência do que mais usamos na vida: o pensamento. Ainda mais, existem turbilhões sem conta de pensamentos girando no espaço, sem pouso, que encontrando sintonia conosco, pousam em nossa mente, nos influenciando, de acordo com a sua estrutura.

Podes ver que mudamos de ideias de um momento para outro. Em se falando de pensamentos sugeridos elevados, que vêm de fonte benfeitora, esses são louváveis, porque nos ajudam a pensar bem e purificar as nossas ideias.

Os filhos absorvem em demasia os pensamentos dos pais, passando a repetir o que ouvem deles. Assim também repetem os que ouvem dos mestres nas escolas, e dos amigos. Convém redobrares a vigilância para seres menos afetado por esses agentes da mal que povoam o espaço, em busca de uniões por conjunção de valores.

Deves ter muito cuidado com a palavra escrita e falada, usando o bom senso na seleção, como fazes com o que comes todos os dias. Tudo o que existe pode ser lícito, mas nem tudo nos convém assimilar. O cuidado maior deve ser de não emitirmos pensamentos inferiores. Somos responsáveis por eles, pois são sementes na lavoura dos outros, que podem dar frutos deteriorados, e a responsabilidade é de quem plantou.

Desperta tuas defesas, porque quem conhece as tuas fraquezas, é somente tu. Os pontos fracos devem ser fortalecidos pelo amor, de modo que a caridade te dê a estabilidade, encaminhando-te para a tranquilidade de consciência. Os pensamentos sugeridos em tua mente devem ser filtrados, levados ao fogo da razão. Não sendo contra as leis de Deus, podem ser aproveitados para o crescimento da luz, que deve se estender em todo o teu mundo íntimo, para a alegria da alma e felicidade do coração em Cristo.

Fonte:

O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.

Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário