O livro dos espíritos. Questão 462

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos

462. É sempre de dentro de si mesmos que os homens inteligentes e de gênio tiram suas ideias?

“Algumas vezes, elas lhes vêm do seu próprio Espírito, porém, de outras muitas, lhes são sugeridas por Espíritos que os julgam capazes de compreendê-las e dignos de vulgarizá-las. Quando tais homens não as acham em si mesmos, apelam para a inspiração. Fazem assim, sem o suspeitarem, uma verdadeira evocação.”

A.K.: Se fora útil que pudéssemos distinguir claramente os nossos pensamentos próprios dos que nos são sugeridos, Deus nos houvera proporcionado os meios de o conseguirmos, como nos concedeu o de diferençarmos o dia da noite. Quando uma coisa se conserva imprecisa, é que convém assim aconteça.

Origem dos pensamentos nos homens inteligentes

As ideias que nos são sugeridas partem de duas fontes: elas podem ser de dentro de nós e de fora. Quando se esgota o manancial das deduções, a alma apela para outras fontes, mesmo sem compreender de onde vem o socorro para as suas necessidades.

Todo sábio, em todas as ordens do saber humano, tem seus momentos de meditações, por onde canaliza para o seu ser as respostas das suas variadas perguntas mentais, no silêncio das suas ideias. E sempre nos intervalos dos seus pensamentos aparecem outros, como se fossem seus. É a sugestão de fora, dos Espíritos que o assistem nas suas lutas. Muitas vezes, ele tem revelações em sonho, quando se junta a outros sábios desencarnados, onde aprende muitas coisas que buscava entender preso na carne. Alguns deles, os mais espiritualizados, conhecem a fonte de todo saber, outros o ignoram, mas, de vez em quando dedicam alguns minutos pensando nesse fenômeno.

No final, sobre todos os trabalhos na Terra, de todas as invenções que beneficiam os homens, podemos afirmar que tudo vem de Deus. Como pensar sem o milagre da Sua presença? Os estudiosos de amanhã notarão que Deus está presente, agindo e nos sugerindo toda a sabedoria, todo o amor, no aprendizado universal.

Quando os homens encontram as equações de um plano que beneficia a humanidade, esse plano já existe em dimensões espirituais que escapam à consciência humana. Os Espíritos encarnados têm o trabalho de perceber, de buscar na fonte geratriz o que lhes traz conforto e bem-estar. Os chamados inventores do mundo, em muitos casos, visitam em sonho os planos espirituais, e lá aprendem a ciência. Voltando ao corpo, passam a pensar, lembrando em sequencia o que já existe há muito no mundo da verdade.

Aquilo que é gerado dentro do ser é maturação de ideias que as lembranças fazem viver, e o que vem de fora são inspirações de Espíritos que afinizam com o receptor e lhe falam, pelo pensamento, os detalhes do que por ventura queiram transmitir. Assim, tudo no mundo surge com base na mente, e a palavra é instrumento incomparável para que se materialize o que se projeta na mente.

Cuidemos dos nossos pensamentos, analisando todos os dias o que pensamos. Comparemos nossas ideias e testemos todos os ideais, porque, dessa forma, se todos tiverem esse cuidado, abrir-se-ão caminhos para a felicidade, mesmo na Terra. Tudo vem dos pensamentos; educados, eles transmitem novas esperanças. Os Espíritos mais velhos poderão ajudar aos da retaguarda com as suas experiências.

Fonte:

O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.

Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário