O livro dos espíritos. Questão 465

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos

465. Com que fim os Espíritos imperfeitos nos induzem ao mal?

“Para que sofrais como eles sofrem.”

a) - E isso lhes diminui os sofrimentos?

“Não; mas fazem-no por inveja, por não poderem suportar que haja seres felizes.”

b) - De que natureza é o sofrimento que procuram infligir aos outros?

“Os que resultam de ser de ordem inferior a criatura e de estar afastada de Deus.”

Objetivo dos espíritos imperfeitos

Os Espíritos inferiores nos induzem ao mal por ignorância. Se eles conhecessem a verdade, iriam ajudar cada vez mais aos seres encarnados. Percebendo a lei da justiça, buscariam cumpri-la pelos canais do amor. Se é semeando que colhemos o que plantamos, certamente que o Espírito consciente desta verdade não iria semear coisas inferiores.

Estando esses Espíritos sofrendo, desejam que todos sofram como eles, por não saberem que Deus é amor, é justiça, é bondade. O tempo vai lhes mostrar os caminhos da perfeição, a esperança da vida feliz. A dor é processo para despertá-los, é caminho de todas as almas.

Aos sofredores, dizemos que esperem com paciência, que lutem sem violência para conquistar a harmonia espiritual. Uma mente em paz são valores acumulados no coração. O bem somente penetra em nosso íntimo quando acha sintonia em nossos corações. A modulação das ideias nobres atrai suas iguais e elas passam a atuar juntamente com as suas equivalentes.

Deus sempre abençoa quem está se esforçando para melhorar, despertando para as verdades eternas. Se tu sofres, procura copiar a vida de Jesus em todos os seus aspectos. Esse caminho por vezes se nos apresenta cheio de espinhos, mas depois virão as flores, das sementes que plantaste com amor. Examina teus pensamentos todas as horas, e não deixes de cuidar das tuas palavras a todo o momento, pois pensamentos e palavras são sementes que todos os dias semeias no terreno alheio, sendo tu responsável pelo que plantaste.

Os Espíritos inferiores sugerem maus pensamentos por inveja, que, igualmente, é uma doença gerada pela ignorância. Eles não suportam que haja seres felizes em seus caminhos, e quando procuram destruir a paz dos outros, já é início do seu despertamento espiritual para o amor, porque quem planta o mal recebe-o de volta por lei da justiça, e é neste transe que o malfeitor descobre que não deve fazer o mal, passando a se interessar pelo bem, para receber o amor em devolução dos seus esforços.

Muitos dos Espíritos infelizes sentem que se encontram afastados de Deus, e não encontrando equações para esse problema, sugerem aos outros os mesmos caminhos que percorrem, a fim de encontrar mais companhias para as suas lamentações. Porém, mais tarde eles compreendem que ninguém se encontra distante de Deus. Ele, a Grande Luz, se acha dentro de cada ser, esperando que a alma descubra Sua presença e passe a alimentar a esperança de encontrá-Lo face a face no seu próprio mundo íntimo.

Jesus, quando disse: Eu sou o caminho, mostrava para todos os Espíritos que deveremos passar por Ele para encontrarmos o Senhor no centro da consciência, como em toda parte por onde andarmos. Deus está presente em tudo, com os braços abertos a todas as coisas e a todas as criaturas. A Doutrina Espírita ajudar-nos-á a descobrir essa verdade e a vida em Cristo, para o bem de todos nós.

Se damos a esses irmãos o nome de Espíritos imperfeitos, é porque a linguagem humana é ainda restrita. Não existe imperfeição em nada que Deus criou. Os Espíritos nesta escala tem em estado latente as suas qualidades espirituais. Tudo que as mãos de Deus tocaram tem o sinal da perfeição. É indispensável que compreendamos a lei de amor que vibra no centro de todas as coisas e de todos os seres.

Fonte:

O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.

Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário