O livro dos espíritos. Questão 453

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO VIII – EMANCIPAÇÃO DA ALMA

Dupla vista

453. As pessoas dotadas de dupla vista sempre têm consciência de que a possuem?

“Nem sempre. Consideram isso coisa perfeitamente natural e muitos creem que, se cada um observasse o que se passa consigo, todos verificariam que são como eles.”

Consciência da existência de faculdade

A dupla vista não é privilégio somente do espiritualista, nem do considerado médium espírita. É um dom que se manifesta nas pessoas que têm essa faculdade aflorada e que, por vezes, ignoram que a possuem, achando natural essa manifestação da sua sensibilidade.

A natureza divina não escolhe esse ou aquele porque pertence a tais ou quais religiões ou filosofias. Todos somos filhos de Deus, com as mesmas capacidades espirituais. Há várias pessoas dotadas de dupla vista espraiadas em todas as comunidades, em todos os países e em todas as famílias; no entanto, é bom que aqueles que têm esse dom aflorado compreendam qual o motivo da sua faculdade em exercício e a usem para o bem de todas as criaturas que vierem a passar por seu caminho.

A dupla vista é um instrumento de Deus, que pode espraiar a consolação, o bem-estar e a esperança para os sofredores. Se o médium vê alguma coisa, se observa um parente de alguém, afirmando que ninguém morre, pelos traços revelados da criatura que passou para o lado espiritual, o parente ou amigo se renova na sua fé, de que realmente ninguém morre. Isto traz alegria e conforto para os que ficaram.

O médium espírita dotado desta faculdade, sabe o campo que lhe abre o dom de ver, e usa-o para a alegria dos que o cercam... Ela pode ser desenvolvida pela prática e abençoada pelos grandes benfeitores da humanidade. Jesus não desampara os que persistem na verdade, usando-a para consolar e para instruir as pessoas.

A visão espiritual sempre vem acompanhada de outros dons. A Doutrina Espírita surgiu no mundo para esclarecer e responder todas as perguntas formuladas pela inteligência humana sobre a vida além da morte do corpo, e as respostas as serenam os ânimos e dão o que pensar porque a verdade cria um ambiente de luz no coração do aprendiz.

Se ainda existe dúvida sobre as coisas do Espírito, necessário é que se estude o Espiritismo, que ele responde todas as indagações; e, ainda mais, ensina a perguntar outras coisas que antes não se sabia.

Um exemplo de que nem todos sabem que possuem a dupla vista: as crianças não têm noção de que possuem a visão espiritual. Muitas delas têm facilidade de ver o que se passa no mundo espiritual, até conversam com os Espíritos, sem saberem quem são eles, assim como acontece com outras pessoas adultas que não têm o conhecimento.

Fonte:

O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.

Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário