O livro dos espíritos. Questão 477

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

Possessos

477. As fórmulas de exorcismo têm qualquer eficácia sobre os maus Espíritos?

“Não. Estes últimos riem e se obstinam, quando veem alguém tomar isso a sério.”

Exorcismo

O exorcismo é uma fórmula usada pelo catolicismo de afastar Espíritos maus das pessoas que se encontram sofrendo sua influência. Em poucos casos esse método dá certo. Não são as palavras que mostram força, nem gestos pré-estudados que fazem desligar os Espíritos malfeitores dos que eles acompanham.

Muitos dos Espíritos ligados às pessoas riem das ilusões dos homens que se dedicam ao exorcismo, e continuam nas suas brincadeiras de mau gosto, perturbando lares e desorientando pessoas. No entanto, existem padres que praticam o exorcismo e os perturbados são aliviados, pelo afastamento dos Espíritos inferiores. Isto se dá quando o sacerdote tem conduta reta. É a força da moral que vale, e não o jogo de palavras vazias que o vento leva.

O exorcista precisa ter fé envolvida no amor, e que suas mãos sejam sempre instrumento da caridade. Ainda mais, o que está sendo exorcizado precisa modificar seus sentimentos, limpar a sua casa mental, porque se não se moralizar, podem os Espíritos que foram retirados voltar de novo, e ainda trazerem outros da mesma natureza em sua companhia; aí, o segundo estágio tomar-se-á pior do que o primeiro. Como nada se perde, o exorcismo é um começo rudimentar na escala do aperfeiçoamento da alma, no que se refere aos métodos de conversar com as entidades malfeitoras e educá-las, tanto quanto aos que sofrem com as suas companhias. As religiões e filosofias rudimentares haverão de acompanhar o progresso, esta é a lei. Quem se esquece do progredir, vai ficando para trás e sofre as consequências desse retardamento.]

A nossa paz é nossa conquista, e somente nós construímos nossa felicidade. As coisas exteriores representam misericórdia, ajuda até o ponto de compreendermos a necessidade de aprimoramento espiritual. As fórmulas do exorcismo não têm nenhuma eficácia sobre os Espíritos malévolos e podem até revoltá-los. O que tem valor é, pois, a conduta da pessoa que opera o exorcismo, é o seu magnetismo puro que irradia da pureza dos sentimentos. Assim, pode-se notar que mesmo em centros espíritas os meios empregados para afastar certas entidades falham. Tudo se baseia no mesmo princípio do amor para os bons resultados.

Jesus estabeleceu no Seu Evangelho ensinamentos valiosos, de modo a educar todas as criaturas, a mostrar o quanto valem os pensamentos disciplinados e as emoções equilibradas para a nossa libertação espiritual, O homem inteligente em Cristo está sempre policiando contra as sugestões dos Espíritos ignorantes e viciados, por notar a sua influência e proceder ao contrário. Ele não esquece a oração e a vigilância, conhece o valor da benevolência e faz todos os esforços para harmonizar a sua mente, com a mente divina.

A sintonia é tudo; quando nos reunimos com alguém, ou gostamos desse alguém, é porque temos alguma coisa em comum com essa pessoa. Basta analisar a nossa vida, porque as vidas que nos cercam são nossas iguais, no contexto dos sentimentos.

Se queres ajudar aos que sofrem, amplia teus conhecimentos acerca da saúde, e oferta tua cota de alegria, de amor e de paz aos que caminham contigo. Se queres fala a alguém do Evangelho renovador, fala dele mas não te esqueças do exemplo, força maior impulsionada pelo coração.

Fonte:

O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.

Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário