O livro dos espíritos. Questão 466

MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS

CAPÍTULO IX – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL

Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos

466. Por que permite Deus que Espíritos nos excitem ao mal?

“Os Espíritos imperfeitos são instrumentos próprios a por em prova a fé e a constância dos homens na prática do bem. Como Espírito que és, tens que progredir na ciência do infinito. Daí o passares pelas provas do mal, para chegares ao bem. A nossa missão consiste em te colocarmos no bom caminho. Desde que sobre ti atuam influências más, é que as atrais, desejando o mal; porquanto os Espíritos inferiores correm a te auxiliar no mal, logo que desejes praticá-lo. Só quando queiras o mal, podem eles ajudar-te para a prática do mal. Se fores propenso ao assassínio, terás em torno de ti uma nuvem de Espíritos a te alimentarem no íntimo esse pendor. Mas outros também te cercarão, esforçando-se por te influenciarem para o bem, o que restabelece o equilíbrio da balança e te deixa senhor dos teus atos.”

A.K.: É assim que Deus confia à nossa consciência a escolha do caminho que devamos seguir e a liberdade de ceder a uma ou outra das influências contrárias que se exercem sobre nós.

Porque Deus permite

Deus permite que os Espíritos ignorantes influenciem os encarnados para provar sua constância no bem. O Senhor não criou tudo de uma vez; Ele dá sequencia à Sua criação e está constantemente criando, enquanto nós outros não sabemos o modo pelo qual Ele cria.

Como lei natural estabelecida por Ele, existe uma infinita escala de elevação das almas, umas se interligando às outras. As experiências são intercambiáveis. Os próprios Espíritos superiores carecem dos ignorantes, e esses muito mais dos elevados. Como ficaria o trabalho se não existissem os que ficam na retaguarda? Se ninguém precisasse de ninguém, o que fazer? Deus é a sabedoria plena, e é por isso que a criação obedece a uma sequencia interminável, para que todos tenham trabalho a fazer.

No mundo físico, notamos essa oportunidade de labor com grande extensão. Os homens têm necessidades todos os dias de se alimentarem, de se vestirem, de se educarem e instruírem, e assim, sucessivamente, para que possam ter o que fazer todos os dias. O trabalho é vida; ele equilibra os pensamentos e dá ordem aos sentimentos.

Os Espíritos ignorantes procuram os encarnados por necessidades de operar. Como eles ainda não sabem o valor do bem, fazem o mal, com muito maior razão. Não compreendem outra coisa, mas o tempo ensinar-lhes-á o que existe de bom, e nunca mais se esquecerão, porque o bem é força do amor que se divide ao infinito, para que possa transformar tudo na harmonia universal.

Deus permite que os Espíritos atrasados persigam os encarnados e por vezes se apossem de suas faculdades com o fim de os instruir, bem como de melhorar esses Espíritos com a presença de quem já aprendeu as lições do perdão e do amor. Esse encontro dos Espíritos do mal com os propensos ao bem é para despertar nos que são influenciados mais amor no coração e mais paz para o seu caminho.

Quando percebe que alguns pensamentos estão sendo sugeridos na sua cabeça deve o encarnado procurar amar a quem o está induzindo para o mal. Ele é ignorante e precisa de quem o instrua pelo exemplo e pela oração. Os Espíritos que ignoram a verdade estão sendo instrumento para levá-lo ao discernimento, onde poderá fortalecer cada vez mais seus sentimentos de amor e de caridade.

Não percamos as oportunidades, pois elas passam e podem não voltar. Estudemos os infortúnios, estudemos os problemas que venham ao nosso encontro, porque é deles que tiramos as lições mais profundas sobre nossa paz de consciência. Deus permite tudo isso, por ser esse o caminho para todas as almas. É escola de luz para todos os Espíritos. Ninguém aprende sem esforço, ninguém sobe sem sacrifício. Todos os Espíritos de luz, todos os Espíritos puros passaram pelos mesmos caminhos de ascensão. Se não dermos o sinal de boa vontade para crescer, ficaremos estacionados por tempo indeterminado, até acordarmos os valores espirituais que existem em nosso coração.

O Espírito se encontra ligado, por leis, a vários corpos. e no processo de elevação, de despertamento, ele usa esses corpos como instrumentos para o seu amadurecimento. Vejamos o primeiro, o corpo de carne: ele passa por variadas provas, por sofrimentos incontáveis, em conexão com as outras vestes, para que o Espírito acorde para as verdades espirituais. São processos garantidos pelas leis universais. Nada se acaba, tudo se transforma para melhor, essa é a lei do amor.

Fonte:

O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.

Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário