O presidente frustrado

A primeira sessão espírita no lar dos Xavier realizou-se em maio de 1927. 

Em junho do mesmo ano, os companheiros dessa reunião cogitavam de fundar um núcleo doutrinário. Era preciso fundar um Centro — diziam. 

E, certa noite, num velho cômodo junto à venda de José Felizardo, onde o Chico era empregado, o assunto voltou a debate. 

Na assembleia, estavam apenas dois companheiros espíritas, contudo, junto deles, umas dez pessoas, sentadas, bebiam e comiam animadamente. 

— Ah! um Centro Espírita? Boa ideia! — comentava-se. 

— Apressemos a fundação! 

— Faremos tudo por ajudar. - Será para nós um sinal de progresso. 

E, dentre as exclamações entusiásticas que explodiam surgiu a palavra de um cavalheiro respeitável, pedindo para que o Centro fosse instituído ali mesmo. 

Quem seria o Presidente? 

José Hermínio Perácio, o companheiro que acendera aquela nova luz do Espiritismo em Pedro Leopoldo, morava longe, a cem quilômetros de distância. 

Mas o cavalheiro de faces avermelhadas prometeu solene: 

— Assumo a responsabilidade. 

A fundação ficará por minha conta. Chamem o Chico. Ele poderá lavrar a ata de fundação. Serei o Presidente e ele terá as funções de Secretário. 

Depois de breve conversação, o grupo recebeu o nome de “Centro Espírita Luiz Gonzaga”. 

Chico lavrou a ata que todos presentes assinaram. 

Mas, na manhã imediata, o cavalheiro que chamara a si a Presidência, voltou à venda de José Felizardo e pediu para que seu nome fosse retirado da ata, alegando: 

— Chico você sabe que sou de família católica e tenho meus deveres sociais. Ontem, aquele meu entusiasmo pelo Espiritismo era efeito do vinho. Se vocês precisarem de mim, estou pronto para auxiliar, contudo, não posso aceitar o encargo de Presidente. 

— Mas, e como ficaremos? — perguntou o Chico - eu sou apenas o Secretário. 

— Você faça como achar melhor, mas não conte comigo. 

E o Presidente saiu, deixando o Chico a pensar. 

Do livro Lindos casos de Chico Xavier, de Ramiro Gama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário