AS
LEIS MORAIS
CAPÍTULO X – LEI DE LIBERDADE
Fatalidade
851. Haverá fatalidade nos
acontecimentos da vida, conforme ao sentido que se dá a este vocábulo? Quer
dizer: todos os acontecimentos são predeterminados? E, neste caso, que vem a
ser do livre-arbítrio?
“A
fatalidade existe unicamente pela escolha que o Espírito fez, ao encarnar,
desta ou daquela prova para sofrer. Escolhendo-a, institui para si uma espécie
de destino, que é a consequência mesma da posição em que vem a achar-se
colocado. Falo das provas físicas, pois, pelo que toca às provas morais e às
tentações, o Espírito, conservando o livre-arbítrio quanto ao bem e ao mal, é
sempre senhor de ceder ou de resistir. Ao vê-lo fraquejar, um bom Espírito pode
vir-lhe em auxílio, mas não pode influir sobre ele de maneira a dominar-lhe a
vontade. Um Espírito mau, isto é, inferior, mostrando-lhe, exagerando aos seus
olhos um perigo físico, o poderá abalar e amedrontar. Nem por isso, entretanto,
a vontade do Espírito encarnado deixa de se conservar livre de quaisquer
peias.”
Fatalidade
O que chamas fatalidade já é produto do livre arbítrio, pois, antes de reencarnar o Espírito, por vezes, escolheu determinadas fases para passar. Se ele escolheu, o acontecimento é uma fatalidade. Mesmo assim, conforme a sua.vida na Terra, poderá modificar seu destino em algum aspecto, dependendo do que vai fazer ou está fazendo em favor da humanidade.
Há casos em que os
benfeitores espirituais investem na criatura e encurtam ou alongam a sua vida,
desde quando isso sirva para o bem comum. Mas, tudo depende de Deus, que é,
como se sabe, o senhor de tudo que existe na criação. Quantas enfermidades
escolhidas são removidas dos caminhos de quem as escolheu, porque o mesmo
trabalho que, em certa ocasião somente elas poderiam fazer, o amor pode
substituí-las com mais eficiência? A fatalidade é, pois, produto da escolha de
quem deseja progredir.
As provas morais são mais
flexíveis, por deixarem a razão livre, por isso deves exercitá-la na tua
defesa, do modo ensinado pelo Cristo. Enfim, nós todos temos a mente como força
de Deus, podendo movimentá-la para a defesa e o conserto da personalidade em
variados posicionamentos, buscando o crescimento espiritual. Convém que todas
as criaturas, principalmente os espíritas, estudem e meditem sobre todas as
palavras de Jesus e na obra basilar da Doutrina dos Espíritos, para entenderem
melhor as leis de Deus que nos regulam e orientam as nossas vidas, onde estivermos.
O livre arbítrio pleno, do
modo que muitos pensam, não existe, mas do modo que a Doutrina dos Espíritos
ensina é uma realidade. As provas que o Espírito escolhe para despertar,
certamente que, depois de despertado, não têm mais razão de ser, e o Espírito,
pela vontade, pode crescer mais do que havia previsto. Eis ai o livre arbítrio.
Quantas pessoas reencarnam para cumprir determinada tarefa e fazem duas ou três
vezes mais? O que ele merece da parte da Espiritualidade Maior? Um certo alívio
das provas e mesmo das tentações costumeiras a todos os seres. No entanto,
existem alguns, que não desejam que se lhes tirem os fardos pesados e pedem
para continuar com eles, dando exemplo aos que sofrem.
As leis de Deus são justas e
sábias em todos os sentidos. No entanto, a fatalidade acontece com quase todas
as criaturas que escolheram seus próprios caminhos. Existem, porém, muitos
encarnados que sofrem por buscarem sofrimentos, e muitos deles o fazem
conscientemente. Os vícios, por exemplo, são portas de infortúnios e dores sem
conta, e hoje quase todos são conscientes desta verdade. Se já conheces as leis
que regem o corpo físico e as leis morais, procura tratar de ti mesmo, que
muitos males serão banidos pelos teus próprios esforços.
O progresso, pelos seus canais,
vem nos dizer muita coisa que antes ignorávamos. O próprio Jesus disse, e João
anotou, no capítulo dezesseis, versículo doze: Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não podeis suportar agora.
Entretanto, prometeu enviar
o Consolador, para dar continuidade à revelação, de modo a esclarecer a
humanidade. E ele chegou à Terra através da Doutrina dos Espíritos, revelando e
facilitando com meios lógicos o entendimento das criaturas sobre as leis
espirituais, de modo que elas ficassem mais visíveis a todos os povos.
Certamente que esse entendimento é trabalho paciente, mas seguro. A verdade
nunca para de expressar a presença do Criador, mesmo que seja lenta, porém
progressivamente.
A mediunidade cristã é canal
em todo o mundo para mostrar a presença do Cristo em nós e em toda parte, nos
chamando para a libertação espiritual. Esqueçamos a palavra fatalidade e nos
envolvamos constantemente nas realizações do bem, do amor e da caridade, que
todas as fatalidades deverão, por força da misericórdia do Pai, ceder lugar à
fé e às mudanças, sempre para melhor.
O livro dos Espíritos. Allan Kardec. Tradução de Guillon Ribeiro. FEB, DF.
Filosofia espírita. Psicografada por João Nunes Maia/Miramez. Fonte viva, Belo Horizonte. 10 volumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário