Lucas
era gentio
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Jesus,
chamado Justo, também envia saudações. Esses são os únicos da circuncisão que
são meus cooperadores em favor do Reino de Deus. Eles têm sido uma fonte de
ânimo para mim. (Colossenses, 4:11)
médico
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Lucas,
o médico amado, e Demas enviam saudações. (Colossenses, 4:14)
e
amigo de Paulo de Tarso
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Depois
que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a
Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho. Partindo
de Trôade, navegamos diretamente para Samotrácia e, no dia seguinte, para
Neápolis. Dali partimos para Filipos, na Macedônia, que é colônia romana e a
principal cidade daquele distrito. Ali ficamos vários dias. No sábado saímos da
cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de
oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que haviam se
reunido ali. Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia,
vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu
coração para atender à mensagem de Paulo. Tendo sido batizada, bem como os de
sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma
crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu. Certo dia,
indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito
pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores
com adivinhações. Essa moça seguia Paulo e a nós, gritando: "Estes homens
são servos do Deus Altíssimo e anunciam o caminho da salvação". (Atos
16:10-17)
·
Esses homens foram adiante e nos esperaram em Trôade. Navegamos de Filipos, após a festa dos pães sem fermento, e cinco dias depois nos reunimos com os outros em Trôade, onde ficamos sete dias. No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite. Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos. Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: "Não fiquem alarmados! Ele está vivo!" Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou. Quanto a nós, fomos até o navio e embarcamos para Assôs, onde iríamos receber Paulo a bordo. Assim ele tinha determinado, tendo preferido ir a pé. Quando nos encontrou em Assôs, nós o recebemos a bordo e prosseguimos até Mitilene. No dia seguinte navegamos dali e chegamos defronte de Quio; no outro dia atravessamos para Samos e, um dia depois, chegamos a Mileto. (Atos, 20:7-15)·
Demos
prosseguimento à nossa viagem partindo de Tiro e aportamos em Ptolemaida, onde
saudamos os irmãos e passamos um dia com eles.
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Partindo
no dia seguinte, chegamos a Cesareia e ficamos na casa de Filipe, o evangelista,
um dos sete. Ele tinha quatro filhas virgens, que profetizavam. Depois de
passarmos ali vários dias, desceu da Judeia um profeta chamado Ágabo. Vindo ao
nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e
pés, disse: "Assim diz o Espírito Santo: 'Desta maneira os judeus
amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios' ". Quando
ouvimos isso, nós e o povo dali rogamos a Paulo que não subisse para Jerusalém.
Então Paulo respondeu: "Por que vocês estão chorando e partindo o meu
coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em
Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus". Como não pudemos dissuadi-lo,
desistimos e dissemos: "Seja feita a vontade do Senhor". Depois
disso, preparamo-nos e subimos para Jerusalém. (Atos, 21:8-15)
Além do Evangelho que traz o
seu nome, Lucas escreveu, também, o Livro de Atos dos Apóstolos. Sobre a
autoria dos dois livros, não paira qualquer dúvida: foram escritos pela mesma
pessoa e na mesma época.
Eusébio e Jerônimo, pais da
igreja, identificam que Lucas era natural de Antioquia.
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O Evangelho segundo Lucas e o livro de Atos
são endereçados a Teófilo Eu mesmo
investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato
ordenado, ó excelentíssimo Teófilo. (Lucas, 1:3)
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Em
meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a
fazer e a ensinar. (Atos, 1:1)
e apresentam um relato
abrangente da história do cristianismo – no nascimento de Jesus à prisão
domiciliar de Paulo em Roma
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Por
dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado e recebia a todos
os que iam vê-lo. Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus
Cristo, abertamente, sem impedimento algum. (Atos, 28:30-31).
É provável que Lucas tenha
escrito ambos os livros enquanto Paulo estava preso em Roma.
Lucas declarou expressamente
que os fatos que narrava foram obtidos de relatos de pessoas que haviam
testemunhado os fatos (Lucas, 1:1-2), notadamente, de Maria, a mãe de Jesus e
por essa razão, o Evangelho de Lucas é tido como o Evangelho da intimidade do
Cristo.
O estilo de Lucas é o de um
autor letrado. Escreveu como um historiador, apresentando detalhes que ajudam a
identificar o contexto histórico dos acontecimentos narrados.
Dá um destaque grande à
natividade – o mais amplo dos Evangelhos. Lucas também registra a profecia de
Jesus sobre a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.
·
E
disse: "Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a
paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. Virão dias em que os seus
inimigos construirão trincheiras contra você, a rodearão e a cercarão de todos
os lados. Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão
pedra sobre pedra, porque você não reconheceu a oportunidade que Deus
concedeu". (Lucas, 19:42-44)
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"Quando
virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está
próxima. Então os que estiverem na Judeia fujam para os montes, os que
estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade. Pois
esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito. Como
serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem
amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Cairão pela
espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será
pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram. (Lucas, 21:20-24).
Um tema recorrente no seu
Evangelho é a compaixão demonstrada por Jesus pelos gentios, samaritanos,
mulheres, crianças, publicanos, pecadores, etc. Por exemplo: todas as vezes que
Jesus menciona os publicamos, considerados proscritos em Israel, o faz num
sentido positivo
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Alguns
publicanos também vieram para serem batizados. Eles perguntaram: "Mestre,
o que devemos fazer?" (Lucas, 3:12)
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Depois
disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e
disse-lhe: "Siga-me". (Lucas, 5:27)
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Todo
o povo, até os publicanos, ouvindo as palavras de Jesus, reconheceram que o
caminho de Deus era justo, sendo batizados por João. (Lucas, 7:29)
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Todos
os publicanos e pecadores estavam se reunindo para ouvi-lo. Mas os fariseus e
os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com
eles". Então Jesus lhes contou esta parábola: "Qual de vocês que,
possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e
vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a
alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos
e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida'. Eu digo que,
da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do
que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se. "Ou, qual é
a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma
candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? E quando a
encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: 'Alegrem-se comigo, pois
encontrei minha moeda perdida'. Eu digo que, da mesma forma, há alegria na
presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende". Jesus
continuou: "Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai:
'Pai, quero a minha parte da herança'. Assim, ele repartiu sua propriedade
entre eles. "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que
tinha e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo
irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda
aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com
um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar
de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os
porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. "Caindo em si, ele disse:
'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de
fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai e lhe direi: Pai, pequei
contra o céu e contra ti. (Lucas, 15:1:18)
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Havia
ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. (Lucas, 19:2).
Lucas também dá uma ênfase
significativa ao papel desempenhado pelas mulheres no ministério de Jesus
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Ao
se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma
viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor se
compadeceu dela e disse: "Não chore". Depois, aproximou-se e tocou no
caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: "Jovem, eu digo,
levante-se!" O jovem sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à
sua mãe. (Lucas, 7;12-15)
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Ao
saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade,
uma pecadora, trouxe um frasco de alabastro com perfume e se colocou atrás de
Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas.
Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver
isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem
fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma
pecadora". Então lhe disse Jesus: "Simão, tenho algo a dizer a você".
"Dize, Mestre", disse ele. "Dois homens deviam a certo credor.
Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. Nenhum dos dois tinha
com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará
mais?" Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a
dívida maior". "Você julgou bem", disse Jesus. Em seguida,
virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua
casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus
pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Você não me saudou com um
beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés.
Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto,
eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas
aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama". Então Jesus disse a ela:
"Seus pecados estão perdoados". Os outros convidados começaram a
perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados?" Jesus disse à
mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz". (Lucas, 7:37-50)
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E
também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e
doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana,
mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas
mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens. (Lucas, 8:2-3)
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E
estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e
gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la. Ela chegou
por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua
hemorragia. "Quem tocou em mim?", perguntou Jesus. Como todos
negassem, Pedro disse: "Mestre, a multidão se aglomera e te
comprime". Mas Jesus disse: "Alguém tocou em mim; eu sei que de mim
saiu poder". Então a mulher, vendo que não conseguiria passar
despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o
povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada. Então
ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz". (Lucas, 8:43-48)
·
Caminhando
Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado onde certa mulher chamada
Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor,
ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E,
aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã
tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!" Respondeu
o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas
coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não
lhe será tirada". (Lucas, 10:38-42)
·
E
ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito
anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la,
Jesus chamou-a à frente e lhe disse: "Mulher, você está livre da sua
doença". Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou e
passou a louvar a Deus. (Lucas, 13:11-13)
·
Viu
também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse:
"Afirmo que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. (Lucas,
21: 2-4)
·
Um
grande número de pessoas o seguia, inclusive mulheres que lamentavam e choravam
por ele. Jesus voltou-se e disse-lhes: "Filhas de Jerusalém, não chorem
por mim; chorem por vocês mesmas e por seus filhos! Pois chegará a hora em que
vocês dirão: 'Felizes as estéreis, os ventres que nunca geraram e os seios que
nunca amamentaram!' (Lucas, 23:27-29)
·
Mas
todos os que o conheciam, inclusive as mulheres que o haviam seguido desde a
Galileia, ficaram de longe, observando essas coisas. (Lucas, 23:49)
·
Mas
todos os que o conheciam, inclusive as mulheres que o haviam seguido desde a
Galileia, ficaram de longe, observando essas coisas. (Lucas, 23:55-56)
As principais doutrinas
contidas no Evangelho segundo Lucas são: o temor dos homens na presença de
Deus, os mistérios da verdade divina, o perdão, o papel do Espírito “Santo” e a
morte de Jesus na cruz.
Para Lucas, os atributos da
divindade (de Deus) são:
acessível
·
O
sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio. (Lucas, 23:45)
santo
·
Pois
o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome. (Lucas,1:49)
longânimo
·
Então
contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha.
Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. Por isso disse ao que cuidava da
vinha: 'Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho.
Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?' "Respondeu o homem:
'Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se
der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a'". (Lucas,13:6-9)
misericordioso
·
A
sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração. (Lucas,1:50)
·
Por
causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o
sol nascente. (Lucas, 1:78)
poderoso
·
Mas,
se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de
Deus. (Lucas,11:20)
·
Mas
eu mostrarei a quem vocês devem temer: temam àquele que, depois de matar o
corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu digo a vocês, a esse vocês
devem temer. (Lucas,12:5)
providente
·
Naqueles
dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o
império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era
governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. Assim,
José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém,
cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. (Lucas,2:1-4)
·
Contudo,
nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá. "Eu asseguro a vocês
que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam. Os céus e a
terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. (Lucas, 21:18,32,33)
·
Então
Jesus lhes perguntou: "Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou
sandálias, faltou alguma coisa?" "Nada", responderam eles. (Lucas,
22:35)
e sábio
·
Ele
lhes disse: "Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos
homens, mas Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre
os homens é detestável aos olhos de Deus. (Lucas,16:15)
Lucas escreve para os
gentios; cita poucas passagens do Antigo Testamento e se vale da terminologia
grega em detrimento da hebraica – por exemplo: “um lugar chamado caveira” em
vez de “Gólgota”; (Lucas, 23:33).
Um traço extremamente
importante do Evangelho segundo Lucas é a ênfase que o autor dá acerca do
alcance universal do convite do Evangelho. Ele retratou Jesus como o Filho do
homem rejeitado por Israel e oferecido ao mundo.
Algumas passagens do
ministério de Jesus aparecem apenas neste Evangelho: os eventos que precedem o
nascimento de João Batista e de Jesus, as cenas da infância de Jesus, a prisão
de João Batista, a rejeição de Jesus pelo povo de Nazaré, o chamamento dos
primeiros discípulos, a ressurreição do filho da viúva de Naim, a mulher que
unge os pés de Jesus, as mulheres que ministram o Cristo, Jesus na casa de
Zaqueu, o julgamento de Jesus por Herodes, dentre outros.
O Evangelho segundo Lucas
pode ser dividido cinco partes: o prelúdio do ministério do Cristo (1:1—4:13),
o ministério de Jesus na Galileia (4:14—9:50), a jornada de Jesus para
Jerusalém (9:51—19:27), a semana da paixão (19:28—23:56) e a consumação do ministério
do Cristo (24:1-53).
Entendendo a estrutura do
Novo Testamento: o Evangelho segundo Lucas, por José Márcio de
Almeida. Fonte: Jornal Correio Fraterno nº 77, Abril/2017, p. 6.
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