O Evangelho segundo Marcos

Marcos, o autor do segundo Evangelho apresentado no Novo Testamento, era primo de Barnabé (Colossenses 4:10) e um amigo muito próximo de Pedro. É citado também pelo nome João Marcos – João, também chamado Marcos:

·        Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando. Tendo terminado sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado Marcos. (Atos, 12:12, 25)

·        Barnabé queria levar João, também chamado Marcos. (Atos, 15:37)

Marcos seguiu com Barnabé e com Paulo na primeira viagem missionária do Apóstolo dos Gentios (Atos 12:25;13:5).

Os pais da igreja primitiva concordam, de forma unânime, que Marcos foi quem escreveu o Evangelho que leva o seu nome – segundo Papias, bispo de Hierápolis, escrevendo no ano 140 d.C., “Marcos, tendo se tornado intérprete de Pedro, escreveu com precisão tudo de que se lembrou”; outrossim: Justino Mártir, por volta do ano 150 d.C., refere-se ao Evangelho que Marcos escreveu como sendo as “memórias de Pedro”.

Estudiosos afirmam que o Evangelho escrito por Marcos o foi por volta do ano 50 d.C. (entre 50 e 70 d.C.). Há os que sustentam, inclusive, que a datação deste Evangelho é anterior ao ano 50 d.C..

Se o Evangelho escrito por Mateus foi destinado ao público judeu, Marcos o fez para os cristãos romanos, particularmente para os gentios, tanto que ao utilizar termos aramaicos, Marcos os traduz:

·        Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa "filhos do trovão" (Marcos, 3:17)

·        Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos. (Marcos, 5:41)

·        Mas vocês afirmam que, se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: 'Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã', isto é, uma oferta dedicada a Deus. (Marcos, 7:11)

·        Então voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: "Efatá!", que significa "abra-se!" (Marcos, 7:34)

·        Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. (Marcos, 10:46)

·        E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres". (Marcos, 14:36)

·        Levaram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar da Caveira. (Marcos, 15:22)

·        Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?", que significa "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" (Marcos, 15:34)

·        Marcos ainda utiliza expressões latinas em vez do grego:

·        Então Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome?" "Meu nome é Legião", respondeu ele, "porque somos muitos." (Marcos, 5:9)

·        Enviou, pois, imediatamente um carrasco com ordens para trazer a cabeça de João. O homem foi, decapitou João na prisão. (Marcos, 6:27)

·        Devemos pagar ou não? (Marcos, 12:15)

·        Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. (Marcos, 12:42)

·        Os soldados levaram Jesus para dentro do palácio, isto é, ao Pretório, e reuniram toda a tropa. (Marcos, 15:16)

·        Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: "Realmente este homem era o Filho de Deus!" (Marcos, 15:39)

Ele também conta o tempo segundo o sistema romano:

·        Ele viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a ponto de passar por eles. (Marcos, 6:48)

·        Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer. (Marcos, 13:35)

Não obstante, corroborando ainda essa tese, Marcos faz uma descrição pormenorizada dos costumes judaicos:

·        Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos.

·        Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal. (Marcos, 7:3,4)

·        No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa?" (Marcos, 14:12)

·        Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. (Marcos, 15:42)

Marcos, em seu Evangelho, foca mais os feitos de Jesus que, efetivamente, os seus ensinos. Para Marcos, Jesus é o servo sofredor de Deus (Marcos, 10:45). Ele omite os longos sermões encontrados nos outros Evangelhos. Marcos também dá um grande destaque à humanidade de Jesus, enfatizando as suas emoções:

·        Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!" (Marcos, 1:41)

·        Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa do coração endurecido deles, disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada. (Mateus, 3:5)

·        Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas. (Mateus, 6:34)

·        Ele suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração pede um sinal milagroso? Eu afirmo que nenhum sinal será dado a vocês". (Mateus, 8:12)

·        E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços. (Mateus, 9:36)

Marcos também omite qualquer referência aos ancestrais (à genealogia) de Jesus – o que fazem Mateus e Lucas –, bem como qualquer referência ao seu nascimento. O Evangelho de Marcos tem início com Jesus já exercendo o seu ministério público, quando fora batizado por João Batista.

Para Marcos

Deus é acessível

·        E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. (Mateus, 15:38)

e único

·        "Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?" (Marcos, 2:7)

·        Respondeu Jesus: "O mais importante é este: 'Ouça, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. (Marcos, 12:29)

e Jesus é o seu servo

·        Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? (Marcos, 8:34-37)

·        Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos". (Marcos, 9:35)

·        Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Marcos, 10:43-45).

O Evangelho segundo Marcos é considerado um dos três Evangelhos Sinóticos e é o menor deles: são 16 capítulos e 661 versículos. Os estudiosos o dividem em cinco partes: o prólogo no deserto (Marcos, 1:1-13), o início do ministério de Jesus na Galiléia e adjacências (Marcos, 1:14 – 7:23), a expansão do ministério de Jesus para várias regiões gentias (Marcos, 7:24 – 9:50), a conclusão do ministério de Jesus (Marcos, 10:1-52) e a consumação do ministério do Cristo (Marcos, 11:1 – 16:20).

Entendendo a estrutura do Novo Testamento: o Evangelho segundo Marcos, por José Márcio de Almeida. Fonte: Jornal Correio Fraterno nº 76, Março/2017, p. 6.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário