Marcos, o autor do segundo
Evangelho apresentado no Novo Testamento, era primo de Barnabé (Colossenses
4:10) e um amigo muito próximo de Pedro. É citado também pelo nome João Marcos
– João, também chamado Marcos:
·
Percebendo
isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde
muita gente se havia reunido e estava orando. Tendo terminado sua missão,
Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado
Marcos. (Atos, 12:12, 25)
·
Barnabé
queria levar João, também chamado Marcos. (Atos, 15:37)
Marcos seguiu com Barnabé e
com Paulo na primeira viagem missionária do Apóstolo dos Gentios (Atos 12:25;13:5).
Os pais da igreja primitiva
concordam, de forma unânime, que Marcos foi quem escreveu o Evangelho que leva
o seu nome – segundo Papias, bispo de Hierápolis, escrevendo no ano 140 d.C.,
“Marcos, tendo se tornado intérprete de Pedro, escreveu com precisão tudo de
que se lembrou”; outrossim: Justino Mártir, por volta do ano 150 d.C.,
refere-se ao Evangelho que Marcos escreveu como sendo as “memórias de Pedro”.
Estudiosos afirmam que o Evangelho escrito por Marcos o foi por volta do ano 50 d.C. (entre 50 e 70 d.C.). Há os que sustentam, inclusive, que a datação deste Evangelho é anterior ao ano 50 d.C..
Se o Evangelho escrito por
Mateus foi destinado ao público judeu, Marcos o fez para os cristãos romanos,
particularmente para os gentios, tanto que ao utilizar termos aramaicos, Marcos
os traduz:
·
Tiago,
filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que
significa "filhos do trovão" (Marcos, 3:17)
·
Imediatamente
a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os
deixou atônitos. (Marcos, 5:41)
·
Mas
vocês afirmam que, se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: 'Qualquer ajuda que
vocês poderiam receber de mim é Corbã', isto é, uma oferta dedicada a Deus.
(Marcos, 7:11)
·
Então
voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: "Efatá!",
que significa "abra-se!" (Marcos, 7:34)
·
Então
chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande
multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego,
estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. (Marcos, 10:46)
·
E
dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo,
não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres". (Marcos, 14:36)
·
Levaram
Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar da Caveira. (Marcos,
15:22)
·
Por
volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá
sabactâni?", que significa "Meu Deus! Meu Deus! Por que me
abandonaste?" (Marcos, 15:34)
·
Marcos
ainda utiliza expressões latinas em vez do grego:
·
Então
Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome?" "Meu nome é
Legião", respondeu ele, "porque somos muitos." (Marcos, 5:9)
·
Enviou,
pois, imediatamente um carrasco com ordens para trazer a cabeça de João. O homem
foi, decapitou João na prisão. (Marcos, 6:27)
·
Devemos
pagar ou não? (Marcos, 12:15)
·
Então,
uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito
pouco valor. (Marcos, 12:42)
·
Os
soldados levaram Jesus para dentro do palácio, isto é, ao Pretório, e reuniram
toda a tropa. (Marcos, 15:16)
·
Quando
o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele
morreu, disse: "Realmente este homem era o Filho de Deus!" (Marcos,
15:39)
Ele também conta o tempo
segundo o sistema romano:
·
Ele
viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles.
Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a
ponto de passar por eles. (Marcos, 6:48)
·
Portanto,
vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à
meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer. (Marcos, 13:35)
Não obstante, corroborando
ainda essa tese, Marcos faz uma descrição pormenorizada dos costumes judaicos:
·
Os
fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente,
apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos.
·
Quando
chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras
tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal. (Marcos,
7:3,4)
·
No
primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o
cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Aonde queres que
vamos e te preparemos a refeição da Páscoa?" (Marcos, 14:12)
·
Era
o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. (Marcos, 15:42)
Marcos, em seu Evangelho,
foca mais os feitos de Jesus que, efetivamente, os seus ensinos. Para Marcos,
Jesus é o servo sofredor de Deus (Marcos, 10:45). Ele omite os longos sermões
encontrados nos outros Evangelhos. Marcos também dá um grande destaque à
humanidade de Jesus, enfatizando as suas emoções:
·
Cheio
de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja
purificado!" (Marcos, 1:41)
·
Irado,
olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa
do coração endurecido deles, disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a
estendeu, e ela foi restaurada. (Mateus, 3:5)
·
Quando
Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque
eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas. (Mateus,
6:34)
·
Ele
suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração pede um sinal
milagroso? Eu afirmo que nenhum sinal será dado a vocês". (Mateus, 8:12)
·
E,
tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços. (Mateus, 9:36)
Marcos também omite qualquer
referência aos ancestrais (à genealogia) de Jesus – o que fazem Mateus e Lucas
–, bem como qualquer referência ao seu nascimento. O Evangelho de Marcos tem
início com Jesus já exercendo o seu ministério público, quando fora batizado
por João Batista.
Para Marcos
Deus
é acessível
·
E o
véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. (Mateus, 15:38)
e
único
·
"Por
que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não
ser somente Deus?" (Marcos, 2:7)
·
Respondeu
Jesus: "O mais importante é este: 'Ouça, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus,
o Senhor é o único Senhor. (Marcos, 12:29)
e Jesus é o seu servo
·
Então
ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser
acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser
salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo
evangelho a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder
a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? (Marcos, 8:34-37)
·
Assentando-se,
Jesus chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o
último, e servo de todos". (Marcos, 9:35)
·
Não
será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre
vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de
todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e
dar a sua vida em resgate por muitos". (Marcos, 10:43-45).
O Evangelho segundo Marcos é
considerado um dos três Evangelhos Sinóticos e é o menor deles: são 16
capítulos e 661 versículos. Os estudiosos o dividem em cinco partes: o prólogo
no deserto (Marcos, 1:1-13), o início do ministério de Jesus na Galiléia e
adjacências (Marcos, 1:14 – 7:23), a expansão do ministério de Jesus para
várias regiões gentias (Marcos, 7:24 – 9:50), a conclusão do ministério de
Jesus (Marcos, 10:1-52) e a consumação do ministério do Cristo (Marcos, 11:1 –
16:20).
Entendendo a estrutura do
Novo Testamento: o Evangelho segundo Marcos, por José Márcio de
Almeida. Fonte: Jornal Correio Fraterno nº 76, Março/2017, p. 6.
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