O Livro dos Espíritos (na língua francesa, Le Livre des Esprits) é o primeiro livro da Codificação Espírita publicado por Hippolyte Léon Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec. Esta obra contém os princípios do Espiritismo sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as Leis Morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade (segundo os ensinamentos dos Espíritos Superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec). É uma das oito obras fundamentais para o estudo da Doutrina Espírita juntamente com: O Que É o Espiritismo (1859); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho segundo o Espiritismo (1863); O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo (1865); A Gênese - os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (1868), Obras Póstumas (1890) e Revista Espírita (1858–1869).
História
A obra veio a público em 18
de abril de 1857, lançada no Palais Royal, em Paris, na forma de perguntas e
respostas, originalmente compreendendo 501 itens. Foi fruto dos estudos de
Kardec sobre fenômenos como mesas girantes, psicografia e psicofonia,
difundidos por toda a Europa e Estados Unidos em meados do século XIX, e que,
segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica. Foi o
primeiro de uma série de cinco livros editados pelo pedagogo sobre o mesmo
tema.
As médiuns que serviram a esse trabalho foram inicialmente as jovens Caroline e Julie Boudin (respectivamente, com 16 e 14 anos à época), às quais mais tarde se juntou Celine Japhet (com 18 anos à época) e a senhorita Ermmance Defaux (14 anos na época), que teria como guia espiritual São Luiz, no processo de revisão do livro. Após o primeiro esboço, o método das perguntas e respostas foi submetido à comparação com as comunicações obtidas por outros médiuns franceses, num total de "mais de dez", nas palavras de Kardec, cujos textos psicografados contribuíram para a estruturação do texto.
Segundo Canuto de Abreu, na
página 7 de "O Primeiro Livro dos Espíritos", a segunda edição
francesa foi lançada em 18 de março de 1860, tendo O Livro dos Espíritos, naquela reimpressão, sido revisto quase
"como trabalho novo, embora os princípios não hajam sofrido nenhuma
alteração, salvo pequeníssimo número de exceções, que são antes complementos e
esclarecimentos que verdadeiras modificações". Para esta revisão, Kardec
manteve contato com grupos espíritas de cerca de 15 países da Europa e das
Américas. Nesta segunda edição é que aparecem 1018 perguntas e respostas, sendo
que algumas edições atuais trazem 1019 perguntas, acréscimo que, segundo a
Federação Espírita Brasileira (FEB), foi devido ao Codificador não ter numerado
a pergunta imediatamente após a 1010, aquela que seria a 1011. Assim sendo, o
livro teria, na prática, 1019 e não, 1018 perguntas.
Na sala principal de uma
mansão em Paris, um grupo de senhores elegantes observa em silêncio a garota de
14 anos. Julie Baudin está sentada em frente a uma mesa redonda e segura um
estranho objeto – uma cesta com um lápis encaixado na borda, que risca letras
em espiral. Cada palavra é analisada atentamente por um dos homens. A garota
parece não saber por que os adultos olham para ela tão concentrados – volta e
meia ela ri e faz algum comentário engraçado. Suas mãos, porém, desenham no
papel frases que em poucos meses irão fundar uma religião: o espiritismo.
Publicado pela primeira vez
em 1857, O Livro dos Espíritos foi
organizado em cerca de 20 meses pelo professor francês Allan Kardec, que
coordenou longas reuniões com médiuns, fazendo perguntas a eles e colhendo
respostas que acreditava vir dos espíritos. Dos vários médiuns que contribuíram
para o livro, 3 garotas se destacam. Julie e Caroline Baudin, de 15 e 18 anos,
e Ruth Japhet, de 20. Organizando as respostas para 501 perguntas sobre o
Universo, Kardec criou a doutrina e visão de mundo do espiritismo, fazendo dele
muito mais que uma diversão da burguesia parisiense.
Na época, os fenômenos
mediúnicos serviam como passatempo nos salões de Paris, que começava a ganhar
ares cosmopolitas. A partir de 1850, a cidade passou por uma grande reforma.
Ruelas medievais e casebres deram lugar a avenidas largas e bulevares que
convergiam no Arco do Triunfo, símbolo da força da modernidade e da nova
burguesia francesa. Com novos parques, a cidade se preparava para virar o
século como a Cidade das Luzes. Era tempo de revolução industrial e descobertas
científicas, que tornavam o homem capaz de explicar e interferir nos fenômenos
ao seu redor. Ou em quase todos.
Porque no meio de toda essa
modernidade, as mesas girantes eram uma febre que assolava a Paris de 1850.
Eram comuns as reuniões em salões culturais ou mansões de senhoras da
sociedade, nos quais as pessoas iam para girar mesas apenas com o poder da
concentração. “Toda a Europa tem o espírito voltado para uma experiência que
consiste em fazer girar uma mesa”, afirmou o jornal L’Illustration do dia 14 de
maio de 1853. “Ide por aqui, ide por ali, nos grandes salões, nas mais humildes
mansardas, no atelier do pintor – e vereis pessoas gravemente assentadas em
torno de uma mesa vazia, que elas contemplam à semelhança daqueles crentes que
passam a vida a olhar seus umbigos.” Nas reuniões, havia poetas, intelectuais e
nobres. O poeta Victor Hugo era frequentador assíduo das reuniões e chegou a
escrever que “negar a atenção a que tem direito o espiritismo é desviar a
atenção da verdade”.
Numa noite de maio de 1855,
a reunião das mesas girantes aconteceu na casa de uma senhora chamada
Plainemaison. Uma das pessoas que compareceu à reunião foi Hippolyte Léon
Denizard Rivail, um professor de ciências de 50 anos. Mais tarde, ele contaria
como a visita o deixou impressionado. As mesas, segundo ele, não só giravam
como batiam no chão e se moviam “em condições que não deixam margem a qualquer
dúvida”. A reunião na casa da Sra. Plainemaison deixou Rivail aturdido.
“Entrevi naquelas aparentes futilidades, no passatempo que faziam daqueles
fenômenos, qualquer coisa de sério, como que a revelação de uma nova lei, que
tomei a mim investigar a fundo”, escreveria o professor, anos depois.
Começam as sessões
Rivail passou meses
observando o fenômeno naquela e em outras casas da cidade, como a dos Boudin,
que tinham duas filhas que acreditavam ser médiuns. O mais estarrecedor era que
as mesas pareciam não só rodar como também falar. Isso mesmo: pareciam indicar
letras com pancadas no chão e, quando interrogadas, moviam-se para a direita ou
esquerda, tentando comunicar “sim” ou “não”. “Se as pessoas viam o fenômeno
como uma diversão, Rivail ia às reuniões de mesas girantes como um cientista.
Fazia perguntas sérias e anotava as respostas que obtinha”, diz o médium e
jornalista Jorge Rizzini. Em abril de 1856, 11 meses depois da primeira visita
a uma daquelas reuniões, a mensagem da mesa perturbou ainda mais aquele
professor de ciências. Um espírito teria escolhido Rivail para reunir e
publicar os ensinamentos que ele obtinha nas mesas. Rivail não acreditou e
pediu que o espírito repetisse a mensagem. “Confirmo o que foi dito, mas
recomendo discrição, se quiser se sair bem. Tomará mais tarde conhecimento de
coisas que agora o surpreendem”, foi a mensagem que ele recebeu como resposta.
Assim o trabalho começou.
Todas as terças-feiras, Rivail frequentava a casa da senhora Boudin. Julie, a
moça de 14 anos, e sua irmã Caroline, de 16, psicografaram quase todas as
questões de O Livro dos Espíritos.
Como a identidade das duas foi mantida em segredo por muitos anos, sabe-se
pouco sobre elas. O que se sabe é que Julie era uma médium passiva,
inconsciente do que escrevia. Somente achava divertido as pessoas lhe darem
tanta importância. As reuniões, dirigidas pelos pais delas, não eram secretas,
mas restritas a poucos convidados. Para escrever as mensagens, Julie e Caroline
usavam uma cesta-de-bico, feita de vime, com 15 a 20 centímetros de diâmetro e
uma espécie de bico com um lápis na ponta. “Pondo o médium os dedos na borda da
cesta, o aparelho todo se agita e o lápis começa a escrever”, contou Kardec em O Livro dos Médiuns. Com o tempo, as
garotas passaram a usar a psicografia direta, mesmo método usado mais tarde
pelo brasileiro Chico Xavier.
Diante delas, Rivail fazia
perguntas que nós, mortais, sempre quisemos fazer a quem passa pela morte e
volta para contar. A 4ª pergunta do Livro dos Espíritos, por exemplo, é “Poderíamos
dizer que Deus é infinito?” E a resposta: “Definição incompleta. Pobreza da
linguagem dos homens, insuficiente para definir coisas acima de sua
inteligência”. A 150ª é “A alma, após a morte, conserva sua individualidade?
Sim, nunca a perde. O que seria ela se não a conservasse?”
As respostas que Caroline e
Julie psicografavam eram revistas, analisadas e muitas vezes comparadas a
outras mensagens. Na fase de revisão, a médium que mais contribuiu foi Ruth
Japhet, uma médium sonâmbula que tinha mais de 50 cadernos com mensagens que
psicografava à noite. Para Rivail, a revisão era necessária, primeiro, por
causa da dificuldade em se entender o que os espíritos diziam. Segundo, porque,
para ele, os espíritos não eram donos de toda a sabedoria do Universo. “Um dos
primeiros resultados das minhas observações foi que os espíritos, não sendo
senão as almas dos homens, não tinham nem a soberana sabedoria nem a soberana
ciência; que seu saber era limitado ao grau de adiantamento; e que a opinião
deles não tinha senão o valor de uma opinião pessoal”, escreveu ele em O Livro dos Médiuns. Por isso, Kardec
afirmava que muitas mensagens de entidades eram ignoradas, ou por terem gracejos
ofensivos ou por não fazerem sentido. Também por esse motivo, quanto mais
médiuns participassem da composição do livro, melhor. Segundo ele, mais de 10
deles contribuíram na 1ª edição da obra.
Quando Rivail acabou de
editar as perguntas, surgiu um problema: qual seria o título e quem deveria
assinar a obra? Como não se considerava autor, e sim um organizador, deu o nome
óbvio: O Livro dos Espíritos. Mas
alguém precisava assiná-lo.
“Rivail consultou os
espíritos e uma entidade deu a ele o nome de Allan Kardec, porque esse tinha
sido o nome que ele teve numa vida passada, como um sacerdote druida.” Assim
surgiu o nome do pai do espiritismo.
Em 18 de abril de 1857, os
primeiros exemplares sairiam da Tipografia de Beau, em Saint-Germain-en-Laye,
cidade vizinha a Paris. O livro rapidamente correu o mundo e criou polêmica,
provocando protestos de padres e cientistas céticos, mas atraindo a atenção de
outros médiuns, que entraram em contato com Kardec. O pai do espiritismo viu
que seu trabalho ainda não estava terminado. Eram tantas novas revelações que
ele decidiu revisar mais uma vez e estender o livro. A 2ª edição, definitiva,
contém 1 019 perguntas. A última delas é “O reino do bem poderá um dia
realizar-se na Terra?” Parte da resposta é: “O bem reinará na Terra quando,
entre os espíritos que vêm habitá-la, os bons predominarem sobre os maus; então
eles farão reinar na Terra o amor e a justiça, que são a fonte do bem e da
felicidade”. Estava criado o livro e, com ele, uma nova religião para os
homens.
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